Aplicativos de realidade virtual e aumentada : os desafios e potencialidades para o seu uso no ensino de isomeria
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Data
2023Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Durante o estudo de isomeria, ressalta-se a dificuldade de abstração dos educandos para assimilar as diferentes conectividades dos elementos nas moléculas. Desta maneira, este trabalho tem como objetivo averiguar a utilização de aplicativos de celular de realidade virtual e aumentada como auxiliadores no ensino de estereoisômeros, visto que esses possibilitam a visualização das representações das moléculas em três dimensões. Considerando o uso destas tecnologias, elaborou-se uma sequência didát ...
Durante o estudo de isomeria, ressalta-se a dificuldade de abstração dos educandos para assimilar as diferentes conectividades dos elementos nas moléculas. Desta maneira, este trabalho tem como objetivo averiguar a utilização de aplicativos de celular de realidade virtual e aumentada como auxiliadores no ensino de estereoisômeros, visto que esses possibilitam a visualização das representações das moléculas em três dimensões. Considerando o uso destas tecnologias, elaborou-se uma sequência didática composta de recursos didáticos diversificados como aulas práticas em laboratório e uma atividade com os aplicativos móveis. A sequência didática foi desenvolvida durante o Estágio de Docência em Ensino de Química III – E, no período de agosto a outubro de 2022 e foi aplicada em duas turmas de terceiro ano do ensino médio, sendo realizada em uma escola estadual localizada no município de Guaíba, Rio Grande do Sul. Esta pesquisa é caracterizada como um estudo de caso, analisando os contrastes entre as duas turmas. Os dados foram coletados a partir de diário de campo, questionários, relatórios das atividades práticas, teste e observações ao decorrer das aulas. Empregou-se a técnica de Análise de Conteúdo (AC) e questionário com escala Likert para o cálculo da média das afirmações escalonadas em cinco níveis. Como principais resultados observou-se a participação mais ativa dos estudantes e maior engajamento nas aulas, o que indica que o uso dos recursos tecnológicos escolhidos favoreceu aulas mais interativas. Cabe ressaltar que o ponto positivo mais comentado pelos estudantes se refere a melhor visualização das moléculas e conceitos químicos, de forma que proporcionou uma melhor compreensão dos conceitos que estavam apenas no imaginário. Ao considerar os aplicativos móveis como ferramentas educacionais, os resultados obtidos demonstraram que são benéficos ao aprendizado, além de contribuir para um ensino mais colaborativo entre os estudantes. Apesar disso, a maior limitação refere-se à dificuldade com a linguagem que estes recursos possuem. ...
Abstract
During the study of isomerism, the difficulty of students in abstracting to assimilate the different connectivities of elements in molecules stands out. Thus, this work aims to investigate the use of virtual reality and augmented reality mobile applications as aids in teaching stereoisomers, as they allow the visualization of molecule representations in three dimensions. Considering the use of these technologies, a didactic sequence was developed composed of diversified didactic resources, such ...
During the study of isomerism, the difficulty of students in abstracting to assimilate the different connectivities of elements in molecules stands out. Thus, this work aims to investigate the use of virtual reality and augmented reality mobile applications as aids in teaching stereoisomers, as they allow the visualization of molecule representations in three dimensions. Considering the use of these technologies, a didactic sequence was developed composed of diversified didactic resources, such as practical laboratory classes and an activity with the mobile apps. The didactic sequence was developed during the Teaching Internship in Chemistry III - E, from August to October 2022, and was applied in two classes of the third year of high school, in a state school located in the city of Guaíba, Rio Grande do Sul. This research is characterized as a case study, analyzing the contrasts between the two classes. Data were collected from field diaries, questionnaires, practical activity reports, tests, and observations during classes. The Content Analysis (CA) technique and a Likert scale questionnaire were used to calculate the mean of the statements scaled into five levels. As main results, it was observed a more active participation of students and greater engagement in classes, which indicates that the use of the chosen technological resources favored more interactive classes. It should be noted that the positive point most commented by the students refers to the better visualization of molecules and chemical concepts, in a way that provided a better understanding of the concepts that were only in the imagination. When considering mobile applications as educational tools, the results obtained demonstrated that they are beneficial to learning, in addition to contributing to a more collaborative teaching among students. Despite this, the biggest limitation refers to the difficulty with the language that these resources have. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Química. Curso de Química: Licenciatura.
Coleções
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TCC Química (628)
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