Programa de educação postural para crianças indígenas em fase escolar : estudo de caso
Visualizar/abrir
Data
2023Autor
Orientador
Co-orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Objetivo: Conhecer se, de fato, um PEP é capaz de promover mudanças no conhecimento do corpo e na autopercepção da postura de crianças indígenas em fase escolar. Metodologia: O estudo contou com a participação de 9 crianças indígenas com idade média de 8 anos. O PEP foi composto por quatro encontros de cerca de duas horas cada, nos quais foram realizadas uma avaliação inicial, aulas teórico-práticas de educação postural e uma avaliação final. As respostas do questionário Self-bodpos, obtidas no ...
Objetivo: Conhecer se, de fato, um PEP é capaz de promover mudanças no conhecimento do corpo e na autopercepção da postura de crianças indígenas em fase escolar. Metodologia: O estudo contou com a participação de 9 crianças indígenas com idade média de 8 anos. O PEP foi composto por quatro encontros de cerca de duas horas cada, nos quais foram realizadas uma avaliação inicial, aulas teórico-práticas de educação postural e uma avaliação final. As respostas do questionário Self-bodpos, obtidas no início e no final dos encontros foram tabuladas no software SPSS 22.0 e interpretadas a partir de estatística descritiva utilizado o teste de Wilcoxon em tabelas de frequências, sendo o nível de significância considerado α≤0.05. E a análise das informações verbais coletadas no grupo focal aconteceu utilizando a técnica de análise de conteúdo. Resultados: indicaram que houve diferenças estatisticamente significativas em quatro dos sete itens avaliados pelo questionário Self-bodpos, além de resultados positivos no questionário sobre conhecimentos teóricos e na coleta de informações do grupo focal. Conclusão: o PEP foi eficaz na promoção de mudanças no conhecimento do corpo e na autopercepção da postura das crianças indígenas em fase escolar. ...
Abstract
Objective: To know if a posture education program (PEP) can promote changes in the knowledge of the body and in the self-perception of posture of indigenous children in school phase. Methodology: Nine indigenous children with an average age of 8 years-old participated in the study. The PEP was composed of four meetings with an average of two hours each. An initial posture evaluation was performed during the meetings, followed by theoretical-practical classes and by a final evaluation. The answe ...
Objective: To know if a posture education program (PEP) can promote changes in the knowledge of the body and in the self-perception of posture of indigenous children in school phase. Methodology: Nine indigenous children with an average age of 8 years-old participated in the study. The PEP was composed of four meetings with an average of two hours each. An initial posture evaluation was performed during the meetings, followed by theoretical-practical classes and by a final evaluation. The answers to the Self-bodpos questionnaire, collected in the beginning and in the end of the meetings, were inputted into the SPSS 22.0 software and interpreted through descriptive statistics with the use of the Wilcoxon test, the significance level considered α≤0.05. The analysis of the focus group’s verbal information was made with the use of content analysis method. Results: The results indicate that significant body self-perception changes occurred in four of the seven participants evaluated with the Self-bodpos questionnaire. Besides, the results of the questionnaire on theoretical knowledge and of the collection of information of the focus group were positive. Conclusion: The PEP was effective in promoting changes in the body knowledge and in the self-perception of posture of the indigenous children in school phase. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança. Curso de Fisioterapia.
Coleções
-
TCC Fisioterapia (140)
Este item está licenciado na Creative Commons License
