Efeitos de um Programa de Educação Postural (PEP) sobre os hábitos posturais e a autopercepção da postura corporal de escolares do ensino fundamental
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Data
2023Orientador
Co-orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
Nas escolas é comum observar um elevado contingente de alunos que estão a todo o momento vulnerável a situações de má postura. Os hábitos posturais assumidos durante a fase escolar podem adquirir resultados que se tornam permanentes na vida adulta. Nesse sentido, o Programa de Educação Postural (PEP) tem por objetivo modificar e prevenir os hábitos posturais inadequados dos participantes através do desenvolvimento de conteúdos teóricos, como o funcionamento e as estruturas da coluna vertebral, ...
Nas escolas é comum observar um elevado contingente de alunos que estão a todo o momento vulnerável a situações de má postura. Os hábitos posturais assumidos durante a fase escolar podem adquirir resultados que se tornam permanentes na vida adulta. Nesse sentido, o Programa de Educação Postural (PEP) tem por objetivo modificar e prevenir os hábitos posturais inadequados dos participantes através do desenvolvimento de conteúdos teóricos, como o funcionamento e as estruturas da coluna vertebral, e de conteúdos práticos, como a prática correta de AVD’s. O objetivo deste estudo foi avaliar os efeitos de um PEP sobre os hábitos posturais e sobre a autopercepção da postura corporal de escolares do ensino fundamental. A amostra foi de conveniência, constituída por 13 escolares, com média de idade de 7±(1) anos, sendo 53,84% do sexo masculino e 46,15% do sexo feminino. Foram realizadas três avaliações: (1) Avaliação da postura dinâmica (atividades de vida diária – AVD’s) utilizando o instrumento LADy, (2) Aplicação do Questionário de Auto-Percepção da Postura Corporal e (3) Aplicação de um questionário teórico sobre os conteúdos propostos no PEP. Os dados foram analisados com o teste de Wilcoxon (p<0,05). Os resultados demonstraram que: (1) houve melhora significativa em duas das AVD’s avaliadas, sendo elas: pegar objetos no solo e sentar para estudar e uma melhora significativa na comparação do escore final de todas as AVD’s entre os momentos pré e pós-PEP, com resultado superior neste segundo momento, (2) não houveram mudanças significativas entre os momentos pré e pós-PEP quanto à aplicação do questionário e (3) resultados satisfatórios na aplicação do questionário teórico, onde 84% dos escolares obtiveram conceitos A ou B. Estes resultados sugerem que a intervenção foi suficiente para que os escolares adquirissem o conhecimento teórico proposto pelo PEP, mas, por outro lado, observa-se que não foi suficiente para que conseguissem associar tal conhecimento à prática e à percepção corporal. Assim, sugere-se novos estudos que proponham prosseguimento do PEP, através de reforços de conteúdo, para que os escolares possam efetivamente incorporar os hábitos posturais adequados no dia a dia. ...
Abstract
In schools, it is common to observe a large number of students who are vulnerable to bad posture situations at all times. Postural habits assumed during school can acquire results that become permanent in adult life. In this sense, the Postural Education Program (PEP) aims to modify and prevent inadequate postural habits of the participants through the development of theoretical content, such as the functioning and structures of the spine, and practical content, such as the correct practice of ...
In schools, it is common to observe a large number of students who are vulnerable to bad posture situations at all times. Postural habits assumed during school can acquire results that become permanent in adult life. In this sense, the Postural Education Program (PEP) aims to modify and prevent inadequate postural habits of the participants through the development of theoretical content, such as the functioning and structures of the spine, and practical content, such as the correct practice of AVD's. The objective of this study was to evaluate the effects of a PEP on postural habits and on the self-perception of body posture in elementary school students. The sample was of convenience, consisting of 13 students, with a mean age of 7±(1) years, 53.84% male and 46.15% female. Three assessments were carried out: (1) Assessment of dynamic posture (activities of daily living – ADL's) using the LADy instrument, (2) Application of the Self-Perception of Body Posture Questionnaire and (3) Application of a theoretical questionnaire on the contents proposed in the PEP. Data were analyzed using the Wilcoxon test (p<0.05). The results showed that: (1) there was a significant improvement in two of the assessed ADL's, namely: picking up objects on the floor and sitting down to study, and a significant improvement in the comparison of the final score of all ADL's between the pre and post-PEP moments, with a superior result in this second moment, (2) there were no significant changes between the pre and post-PEP moments regarding the application of the questionnaire and (3) satisfactory results in the application of the theoretical questionnaire, where 84% of the students obtained grades A or B. These results suggest that the intervention was enough for the students to acquire the theoretical knowledge proposed by the PEP, but, on the other hand, it is observed that it was not enough for them to be able to associate such knowledge with practice and body perception. Thus, new studies are suggested that propose continuation of the PEP, through reinforcement of content, so that students can effectively incorporate adequate postural habits in their daily lives. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança. Curso de Fisioterapia.
Coleções
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TCC Fisioterapia (140)
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