Oficina temática no ensino de química : uma proposta didática com o tema “polímeros e sustentabilidade” para alunos do ensino médio
Visualizar/abrir
Data
2023Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Enquanto ciência, a Química tem como objetivo propor modelos que expliquem a natureza, a constituição, as estruturas, propriedades e as transformações que ocorrem na matéria. A Química tem auxiliado no desenvolvimento de avanços científicos e tecnológicos importantes para o desenvolvimento da humanidade. Considerando a temática “Polímeros e Sustentabilidade” de relevância social, visto que esses materiais estão presentes nos mais diversos setores da indústria e fazem parte do nosso dia a dia, e ...
Enquanto ciência, a Química tem como objetivo propor modelos que expliquem a natureza, a constituição, as estruturas, propriedades e as transformações que ocorrem na matéria. A Química tem auxiliado no desenvolvimento de avanços científicos e tecnológicos importantes para o desenvolvimento da humanidade. Considerando a temática “Polímeros e Sustentabilidade” de relevância social, visto que esses materiais estão presentes nos mais diversos setores da indústria e fazem parte do nosso dia a dia, esta foi a temática escolhida para o desenvolvimento da pesquisa abordando conteúdos de Química Orgânica. Os sujeitos foram estudantes de duas turmas do 3º ano do ensino médio de uma escola estadual do Rio Grande do Sul, Brasil. O trabalho foi desenvolvido no segundo semestre de 2022 e teve por objetivo analisar a aplicação de uma oficina temática sobre o conteúdo de polímeros que utiliza como estratégia os três momentos pedagógicos aliando a contextualização, recursos didáticos tecnológicos e a experimentação. Os dados desta pesquisa foram coletados a partir de questionários, resolução de problemas, produção de relatórios experimentais e debate dos estudantes, sendo analisados através da técnica de Análise de Conteúdo (AC) e do uso da escala Likert. Os resultados indicam que a utilização da Oficina Temática como metodologia para o ensino de Química favoreceu a compreensão de conhecimentos científicos, em específico, de Química Orgânica e a relação desta com outras áreas do conhecimento. A metodologia utilizada permitiu a participação ativa dos estudantes, promovendo o envolvimento dos mesmos durante a realização das atividades. Além disso, os próprios estudantes destacaram que diversas habilidades como análise de problemas e busca de soluções, raciocínio, aprendizagem de conhecimentos de Ciências da Natureza e utilização da Língua Portuguesa e trabalho em equipe foram aprimoradas pela metodologia proposta. ...
Abstract
As a science, Chemistry aims to propose models that explain the nature, constitution, structures, properties and transformations that occur in matter. Chemistry has helped in the development of important scientific and technological advances for the development of humanity. Considering the theme “Polymers and Sustainability” of social relevance, since these materials are present in the most diverse sectors of the industry and are part of our daily lives, this was the theme chosen for the develo ...
As a science, Chemistry aims to propose models that explain the nature, constitution, structures, properties and transformations that occur in matter. Chemistry has helped in the development of important scientific and technological advances for the development of humanity. Considering the theme “Polymers and Sustainability” of social relevance, since these materials are present in the most diverse sectors of the industry and are part of our daily lives, this was the theme chosen for the development of research addressing contents of Organic Chemistry. The subjects were students from two classes of the 3rd year of high school at a state school in Rio Grande do Sul, Brazil. The work was carried out in the second half of 2022 and aimed to analyze the application of a thematic workshop on the content of polymers that uses the three pedagogical moments as a strategy, combining contextualization, technological didactic resources and experimentation. The data for this research were collected from questionnaires, problem solving, production of experimental reports and student debate, being analyzed using the Content Analysis (CA) technique and the use of the Likert scale. The results indicate that the use of the Thematic Workshop as a methodology for teaching Chemistry favored the understanding of scientific knowledge, specifically Organic Chemistry and its relationship with other areas of knowledge. The methodology used allowed the active participation of students, promoting their involvement during the activities. In addition, the students themselves highlighted that several skills such as problem analysis and search for solutions, reasoning, learning knowledge of Natural Sciences and use of the Portuguese language and teamwork were improved by the proposed methodology. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Química. Curso de Química: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Química (628)
Este item está licenciado na Creative Commons License
