Robótica livre e alfabetização : processos criativos no ensino fundamental através de práticas interdisciplinares
Visualizar/abrir
Data
2025Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Este Trabalho de Conclusão de Curso explora as experiências pedagógicas vivenciadas nas disciplinas de Laboratório de Prática Docente ao longo da Licenciatura em Computação e Robótica Educativa, destacando cada uma delas desde o primeiro semestre. O foco central recai sobre o Laboratório de Prática Docente VI: Processos Criativos com Robótica Livre, no qual foram desenvolvidas atividades interdisciplinares com uma turma de 1º ano do ensino fundamental, integrando alfabetização, meio ambiente e ...
Este Trabalho de Conclusão de Curso explora as experiências pedagógicas vivenciadas nas disciplinas de Laboratório de Prática Docente ao longo da Licenciatura em Computação e Robótica Educativa, destacando cada uma delas desde o primeiro semestre. O foco central recai sobre o Laboratório de Prática Docente VI: Processos Criativos com Robótica Livre, no qual foram desenvolvidas atividades interdisciplinares com uma turma de 1º ano do ensino fundamental, integrando alfabetização, meio ambiente e robótica. Os estudantes, com idades entre 6 e 8 anos, participaram de dinâmicas que incluíram a construção colaborativa de robôs com Lego e exercícios de alfabetização envolvendo nomes e sons de animais. Este estudo adota uma metodologia qualitativa e descritiva, baseada na análise reflexiva das práticas realizadas ao longo dos laboratórios de prática docente. O levantamento de informações ocorreu por meio da observação das atividades desenvolvidas, registros escritos e análise documental dos planejamentos e relatórios produzidos ao longo do curso. A pesquisa tem um caráter exploratório, buscando compreender como a robótica livre pode contribuir para o desenvolvimento de processos criativos e habilidades cognitivas no ensino fundamental por meio de práticas interdisciplinares. Os resultados apontam que a integração entre robótica e alfabetização é um caminho promissor para enriquecer o processo educativo, especialmente nos anos iniciais do ensino fundamental. As práticas relatadas demonstram o potencial da robótica desplugada como estratégia pedagógica. Este trabalho contribui para ampliar as perspectivas sobre o uso de tecnologias na educação básica, promovendo a interdisciplinaridade e fortalecendo a relação entre inovação e aprendizado. ...
Abstract
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Campus Litoral Norte. Curso de Computação e Robótica Educativa - Litoral Norte: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Ciência da Computação (1082)
Este item está licenciado na Creative Commons License
