O ano da morte de Ricardo Reis, de José Saramago : história e literatura
Visualizar/abrir
Data
2024Orientador
Nível acadêmico
Doutorado
Tipo
Assunto
Resumo
Esta tese aborda o romance O ano da morte de Ricardo Reis, de José Saramago (2020), com o intuito de compreender seus mecanismos nas áreas da literatura e da história. Faz-se uso da obra teórica do historiador norte-americano Hayden White, especialmente das obras Meta-História (WHITE, 2019) e Trópicos do Discurso (WHITE, 2014), para articular as discussões sobre os limites de ambas as áreas, especialmente no campo discursivo. As propostas de Lima (2006) também são utilizadas, com destaque para ...
Esta tese aborda o romance O ano da morte de Ricardo Reis, de José Saramago (2020), com o intuito de compreender seus mecanismos nas áreas da literatura e da história. Faz-se uso da obra teórica do historiador norte-americano Hayden White, especialmente das obras Meta-História (WHITE, 2019) e Trópicos do Discurso (WHITE, 2014), para articular as discussões sobre os limites de ambas as áreas, especialmente no campo discursivo. As propostas de Lima (2006) também são utilizadas, com destaque para a aporia entre a literatura e a história. Os dois grandes conceitos articulados para a abordagem do romance são o discurso, baseado nas propostas de Hayden White (2014 e 2019), Umberto Eco (1976), Paul Ricoeur (2007). Em seguida, mostrou-se como o discurso utiliza o mecanismo da narrativa como organizador do discurso. Para tanto, articularam-se propostas sobre o tema de Roland Barthes (2004), Oswald Ducrot e Tzvetan Todorov (1972), Gabrielle Spiegel (2008) e Nancy Partner (2009). Na sequência, apontou-se o lugar discursivo de José Saramago na tradição literária portuguesa pelo uso das observações de Costa (1999) e, em seguida, fizeram-se as análises sobre os limites entre literatura e história no romance de José Saramago (2020). Na sequência, utilizando as próprias definições elaboradas pelo autor, definiu-se a função do autor-narrador, o espaço em que se elabora dos discursos do romance. Por fim, são investigadas as estruturas narrativas possíveis de serem interpretadas no romance a partir da existência de Ricardo Reis, protagonista do romance e heterônimo de Fernando Pessoa, inserido em um contexto histórico preciso, o ano de 1936. ...
Abstract
This thesis approaches the novel The Year of the Death of Ricardo Reis, by José Saramago (2020), with the intention of understand its mechanisms in the areas of literature and history. It is been used the theorical work proposed by American historian Hayden White, especially the works Meta-History (WHITE, 2019) and Tropics of Discourse (WHITE, 2014), to formulate the discussion about the borders between both of areas, particularly in the discourse level. Lima’s proposal (2006) about the subject ...
This thesis approaches the novel The Year of the Death of Ricardo Reis, by José Saramago (2020), with the intention of understand its mechanisms in the areas of literature and history. It is been used the theorical work proposed by American historian Hayden White, especially the works Meta-History (WHITE, 2019) and Tropics of Discourse (WHITE, 2014), to formulate the discussion about the borders between both of areas, particularly in the discourse level. Lima’s proposal (2006) about the subject has also been used, with emphasis on his articulation of the aporia among both camps. The two main concepts used for this approach are the discourse, based on ideas concepted by Hayden White (2014 and 2019), Umberto Eco (1976) and Paul Ricouer (2007). Then, it has been presented how discourse uses narrative as a way to organize itself. For this purpose, the proposals were articulated on the topic using Roland Barthes (2004), Oswald Ducrot e Tzvetan Todorov (1972), Gabrielle Spiegel (2008) and Nancy Partner (2009). Next, the place of José Saramago work within the Portuguese literary tradition has been presented, using the Costa’s work (1999) about the issue, followed for a discussion on the limits between literature and history in the Saramago’s novel. Thus, using the proposals made by the author himself, it has been defined the function of the author-narrator, the place where it develops its discourse during the novel. Finally, it has been analyzed the possible narrative structures in the work, subsequent to the existence of Ricardo Reis, main protagonist and a literary creation made by the Portuguese poet Fernando Pessoa, introjected in a historical context, in this, case, 1936 in Portugal. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras. Programa de Pós-Graduação em Letras.
Coleções
-
Linguística, Letras e Artes (2958)Letras (1817)
Este item está licenciado na Creative Commons License
