Moda slow fashion : um estudo sobre práticas sustentáveis de empresas de moda da cidade de Porto Alegre
Visualizar/abrir
Data
2024Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
A relevância acerca do tema moda sustentável é crescente no ambiente corporativo e acadêmico. No Brasil, o tema está em ascensão, o que reflete a consciência crescente sobre impactos ambientais e sociais na indústria da moda. Sabe-se que nove em cada dez brasileiros valorizam a compra de roupas, calçados e acessórios produzidos de maneira sustentável. Desse modo, empreendedores brasileiros do setor exploram técnicas sustentáveis de produção, valorizando a mão de obra local, utilizando materiais ...
A relevância acerca do tema moda sustentável é crescente no ambiente corporativo e acadêmico. No Brasil, o tema está em ascensão, o que reflete a consciência crescente sobre impactos ambientais e sociais na indústria da moda. Sabe-se que nove em cada dez brasileiros valorizam a compra de roupas, calçados e acessórios produzidos de maneira sustentável. Desse modo, empreendedores brasileiros do setor exploram técnicas sustentáveis de produção, valorizando a mão de obra local, utilizando materiais orgânicos, adotando políticas transparentes, produzindo em pequena escala e empregando tecidos biodegradáveis. São inovações como essas que propõe um novo mercado de vestuário, consciente e atrelado aos valores da sustentabilidade. Nesse contexto, abordagens como o Slow Fashion ganham destaque. O presente trabalho teve como objetivo identificar as práticas sustentáveis relatadas pelas empresas Slow Fashion na cidade de Porto Alegre. Para atingir esse objetivo, foi estruturado um roteiro de pesquisa qualitativa exploratória, utilizando uma análise de múltiplos casos. A coleta de dados considerou a triangulação de análise de dados secundários, entrevistas e observação. A identificação prévia das empresas em sites e redes sociais, permitiu selecionar aquelas mais alinhadas ao conceito Slow Fashion. Os resultados mostram que essas empresas fortalecem a produção em pequena escala na cidade, indo contra às grandes empresas de moda, contribuindo para a economia local e promovendo um consumo mais consciente. A liderança feminina nessas empresas ressalta a importância do empoderamento feminino no setor. A partir da perspectiva do Slow Fashion é possível concluir que as práticas sustentáveis adotadas por essas empresas têm o potencial de servir como modelos inspiradores para outros negócios de moda, promovendo um desenvolvimento socioeconômico mais justo e sustentável. ...
Abstract
The relevance of the sustainable fashion theme is growing in both corporate and academic environments. In Brazil, the subject is on the rise, reflecting the increasing awareness of environmental and social impacts in the fashion industry. It is known that nine out of ten Brazilians value the purchase of clothing, footwear, and accessories produced sustainably. Thus, Brazilian entrepreneurs in the sector explore sustainable production techniques, valuing local labor, using organic materials, ado ...
The relevance of the sustainable fashion theme is growing in both corporate and academic environments. In Brazil, the subject is on the rise, reflecting the increasing awareness of environmental and social impacts in the fashion industry. It is known that nine out of ten Brazilians value the purchase of clothing, footwear, and accessories produced sustainably. Thus, Brazilian entrepreneurs in the sector explore sustainable production techniques, valuing local labor, using organic materials, adopting transparent policies, producing on a small scale, and employing biodegradable fabrics. Innovations like these propose a new apparel market that is conscious and aligned with sustainability values. In this context, approaches like Slow Fashion gain prominence. This study aimed to identify the sustainable practices reported by Slow Fashion companies in the city of Porto Alegre. To achieve this objective, an exploratory qualitative research framework was structured, utilizing a multiple-case analysis. Data collection considered the triangulation of secondary data analysis, interviews, and observation. The prior identification of companies on websites and social media allowed the selection of those most aligned with the Slow Fashion concept. The results show that these companies strengthen small-scale production in the city, opposing large fashion companies, contributing to the local economy, and promoting more conscious consumption. Female leadership in these companies highlights the importance of female empowerment in the sector. From the perspective of Slow Fashion, it is possible to conclude that the sustainable practices adopted by these companies have the potential to serve as inspiring models for other fashion businesses, promoting a more just and sustainable socio-economic development. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Administração.
Coleções
-
TCC Administração (3267)
Este item está licenciado na Creative Commons License
