Ingresso diferenciado como garantia de direitos : um mapeamento dos processos seletivos nas ledoc Brasileiras
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Data
2025Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
O presente trabalho apresenta uma discussão em torno da importância do ingresso diferenciado, por meio de processo seletivo específico, como garantia de direitos dos povos do campo no que tange ao acesso e permanência nas universidades públicas brasileiras. Tendo em vista a histórica desigualdade na garantia do direito à educação aos povos do campo, consideramos imprescindível que se garanta a realização de um vestibular específico, mantendo, necessariamente, o caráter de política afirmativa da ...
O presente trabalho apresenta uma discussão em torno da importância do ingresso diferenciado, por meio de processo seletivo específico, como garantia de direitos dos povos do campo no que tange ao acesso e permanência nas universidades públicas brasileiras. Tendo em vista a histórica desigualdade na garantia do direito à educação aos povos do campo, consideramos imprescindível que se garanta a realização de um vestibular específico, mantendo, necessariamente, o caráter de política afirmativa da Licenciatura em Educação do Campo (LEdoC). Neste sentido, trazemos alguns dados - apresentados graficamente - referentes às estratégias de ingresso diferenciado que vêm sendo utilizadas nas LEdoC brasileiras - em especial, aquelas que formam por área de conhecimento nas Ciências da Natureza – evidenciando o apoio que estes dados trazem para a definitiva institucionalização do curso no formato permanente na Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Porto Alegre. Também, apresentamos os desafios e as boas perspectivas que se revelam no contexto da Licenciatura em Educação do Campo - Ciências da Natureza da UFRGS quanto ao ingresso dos estudantes no curso e suas necessidades, tendo em vista a constante demanda de formação de professores de Ciências para atuação, principalmente, nas Escolas do Campo. Por fim, ao apresentar estes dados, concebemos as inúmeras possibilidades de - ao garantirmos o direito constitucional à educação, aqui visto pela perspectiva do ingresso diferenciado, enquanto possibilidade no enfrentamento às desigualdades e vulnerabilidades sociais - termos profissionais da educação com a qualificação necessária para que o entendimento e o respeito à diversidade e inclusão social, em todos os níveis, realmente aconteçam no Brasil. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Educação do Campo - Porto Alegre: Licenciatura.
Coleções
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TCC Educação do Campo (103)
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