Jovens do Oeste Africano em Trânsito pelo Brasil : capital acústico- performático e imaginários transnacionais
Visualizar/abrir
Data
2025Autor
Orientador
Nível acadêmico
Doutorado
Tipo
Assunto
Resumo
Amparada em uma pesquisa etnomusicológica desenvolvida ao longo de 4 anos, incluindo um período sanduíche de 9 meses de estudo e trabalho de campo nos Estados Unidos (Los Angeles e Nova Iorque), esta tese versa sobre transmigrantes do Oeste africano, homens jovens muçulmanos entre seus 20 e 35 anos, envolvidos em diferentes campos de produção da cultura musical e que estiveram em trânsito pelo Brasil e outros países africanos, europeus e americanos. Ao indagar por que jovens do oeste africano v ...
Amparada em uma pesquisa etnomusicológica desenvolvida ao longo de 4 anos, incluindo um período sanduíche de 9 meses de estudo e trabalho de campo nos Estados Unidos (Los Angeles e Nova Iorque), esta tese versa sobre transmigrantes do Oeste africano, homens jovens muçulmanos entre seus 20 e 35 anos, envolvidos em diferentes campos de produção da cultura musical e que estiveram em trânsito pelo Brasil e outros países africanos, europeus e americanos. Ao indagar por que jovens do oeste africano viajam e qual a relação entre essa viagem e suas práticas musicais, três eixos teóricos, temáticos e conceituais foram abordados: 1) os campos de produção da cultura musical em países da África Ocidental; 2) os desafios enfrentados pelas juventudes em diferentes países africanos; 3) e a transmigração como uma solução aos desafios econômicos e sociais enfrentados. Como argumento central, esta tese defende que o capital acústico-performático desenvolvido por esses jovens transversaliza esses eixos e é percebido por esses sujeitos como um caminho para conquistar seus futuros e vida adulta imaginados. Esta pesquisa também explorou as barreiras e as oportunidades que o contexto brasileiro ofereceu a esses jovens na busca de seus objetivos e planos e analisou como esses sujeitos articularam a prática musical para superar esses desafios e agenciar as oportunidades que se apresentavam. O processo metodológico envolveu a análise da experiência de engajamento com interlocutores de pesquisa ao longo de seus percursos transnacionais, redes de relações e performances musicais. A pesquisa também compreendeu um período online com entrevistas, conversas informais, aulas de percussão realizadas em ambiente virtual juntamente com a coleta de dados online a partir da interação com e dos interlocutores em redes sociais e plataformas online. ...
Abstract
Drawing on 4 years of ethnographic research in Brazil, as well as 9 months of study and research in Los Angeles and New York, US, this dissertation talks about the transmigration of young West African men between the age of 20 and 35 years old involved in different fields of music production and in transit through Brazil and other African, European and American countries. By asking why young people from West Africa travel and what the connection between their musical practices and their transna ...
Drawing on 4 years of ethnographic research in Brazil, as well as 9 months of study and research in Los Angeles and New York, US, this dissertation talks about the transmigration of young West African men between the age of 20 and 35 years old involved in different fields of music production and in transit through Brazil and other African, European and American countries. By asking why young people from West Africa travel and what the connection between their musical practices and their transnational plans three theoretical, thematic and conceptual axes were addressed: 1) the fields of music production in West African countries; 2) the challenges faced by young people in different African countries; 3) and the transmigration seen as a solution to the economic and social challenges faced. As its central argument, this dissertation argues that the acoustic-performative capital developed by these young men crosses these three axes and is perceived by them as a path to conquer their imagined futures and adult lives. This research also explored the barriers and opportunities that the different contexts in Brazilian cities offered to these young people in the pursuit of their goals and plans and also analyzed how these subjects articulated their musical skills to overcome the challenges and take advantage of the opportunities. The methodological process involved analyzing the experience of engagement with research interlocutors throughout their transnational journeys, networks and in their music performances. The research also included an online period of research with interviews, informal conversations and percussion lessons that were held in a virtual environment together with the collection of online data from interactions with and from interlocutors on social networks and online platforms. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Programa de Pós-Graduação em Música.
Coleções
-
Linguística, Letras e Artes (2982)Música (429)
Este item está licenciado na Creative Commons License
