Efetividade de uma intervenção educativa virtual no desempenho no cuidado e conhecimento de cuidadores familiares de idosos após AVC : ensaio pragmático randomizado
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Data
2025Orientador
Co-orientador
Nível acadêmico
Doutorado
Tipo
Assunto
Resumo
Introdução: o acidente vascular cerebral (AVC) é mais prevalente em idosos, e sua ocorrência pode ocasionar perda da capacidade funcional para o paciente e consequente necessidade de um cuidador para prestar o cuidado ao idoso no domicílio. Esse cuidado pode desempenhar um impacto substancial na saúde física, mental, social, espiritual e financeira dos cuidadores, aliado ao fato de que, na maioria dos casos, falta-lhes conhecimento, treinamento ou recursos para prestar o cuidado necessário. A t ...
Introdução: o acidente vascular cerebral (AVC) é mais prevalente em idosos, e sua ocorrência pode ocasionar perda da capacidade funcional para o paciente e consequente necessidade de um cuidador para prestar o cuidado ao idoso no domicílio. Esse cuidado pode desempenhar um impacto substancial na saúde física, mental, social, espiritual e financeira dos cuidadores, aliado ao fato de que, na maioria dos casos, falta-lhes conhecimento, treinamento ou recursos para prestar o cuidado necessário. A transição de cuidados do hospital para o domicílio é um momento crítico, e o enfermeiro desempenha um papel fundamental na educação dos sobreviventes e seus cuidadores. Objetivos: o objetivo primário desta tese foi analisar a efetividade de uma intervenção educativa virtual no desempenho no cuidado e conhecimento de cuidadores familiares de idosos com sequela de AVC, utilizando resultados e indicadores da Classificação dos Resultados de Enfermagem/NOC, comparando com orientações usuais de cuidado. Os objetivos secundários foram realizar um consenso entre especialistas para escolha de quais indicadores dos resultados “Desempenho do cuidador: cuidados diretos” e “Conhecimento: controle do acidente vascular encefálico” da NOC seriam utilizados no estudo e construir definições conceituais e operacionais para os indicadores selecionados, relacionando-os com a intervenção educativa virtual. Métodos: o estudo foi composto por duas fases: consenso entre especialistas para a escolha dos indicadores da NOC utilizados no estudo; e ensaio pragmático randomizado com cuidadores familiares de idosos internados no Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) por AVC. Foram incluídos os cuidadores familiares acima de 18 anos com acesso à internet e telefone, principais responsáveis pelo cuidado ao idoso de 60 anos ou mais internado no HCPA. Os participantes foram randomizados em grupo intervenção (GI) e grupo controle (GC), por meio de lista gerada na página randomizer.com. A intervenção multicomponente para o GI foi realizada por enfermeiras, e consistiu em uma ação educativa virtual através de um curso massivo, aberto e online, além de consultas por telecomunicação realizados em sete dias, 30 dias, 60 dias e 80 dias após a alta. Também foi disponibilizado um hotline aos participantes. A intervenção visou instrumentalizar o cuidador familiar para assistir o idoso no domicílio em cuidados como higiene, alimentação, posicionamento e transferência, baseado no Manual de Orientações para Cuidadores familiares de Idosos com AVC previamente validado. Os desfechos principais foram o desempenho no cuidado e o conhecimento dos cuidadores familiares para cuidar de idosos após AVC, medidos pela NOC através de indicadores selecionados. Foram coletados dados de identificação, variáveis sociodemográficas e de saúde dos idosos e de seus cuidadores. Três meses após a alta hospitalar (90 dias), os cuidadores foram reavaliados com os mesmos instrumentos. Os participantes do GC receberam as avaliações inicial e final. Foi utilizada a técnica de intenção de tratar. Para análise do efeito da intervenção, a diferença dos escores basais e finais foi avaliada pelo teste t de Student pareado, com Intervalo de Confiança de 95%. Foi considerado como valor significativo p<0,05. Para as comparações intra e intergrupos simultaneamente, foi utilizado o modelo de Generalized Estimating Equations (GEE), complementado pelo teste Least Significant Difference (LSD). Este estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa, sob Certificado de Apresentação para Apreciação Ética no 59583322.0.00005327, e está cadastrado no Clinical Trials, sob identificação NCT05553340. Resultados: 58 cuidadores participaram do estudo, alocados em GI (29) e GC (29). Quanto à característica dos participantes, os grupos diferiram somente quanto ao parentesco, observando-se maior proporção de filhos no GC. Quanto às características dos idosos, os grupos mostraram-se semelhantes. Na análise quanto à efetividade da intervenção, observou-se melhora significativa na avaliação intragrupo no GI para os indicadores “Assistência ao receptor dos cuidados nas necessidades das atividades de vida diária” (p<0,001) e “Causas e fatores contribuintes” (p=0,021). O indicador “Estratégias para manter a integridade da pele” apresentou significância estatística na avaliação intergrupo (p=0,040), com melhores resultados para o GC, mas com melhora significativa na avaliação intragrupo para o GI também (p=0,008). Os demais indicadores mostraram-se semelhantes entre os grupos. Conclusão: a intervenção foi efetiva para os membros do GI, melhorando seu acompanhamento ao idoso quando comparadas as avaliações basal e final, apesar de não haver significância estatística na avaliação intergrupo com o GC. O estudo reforça a importância de ações educativas propostas por enfermeiros no preparo para uma transição segura de cuidados. Mostrou-se inovador pelo tipo de intervenção desenvolvida, e contribuiu para o fortalecimento da utilização da NOC como instrumento de avaliação em estudos de intervenção. ...
Abstract
Introduction: stroke is more prevalent in older adults, and its occurrence can result in loss of functional capacity for patients and the consequent need for a caregiver to provide care to older adults at home. This care can have a substantial impact on caregivers’ physical, mental, social, spiritual and financial health, coupled with the fact that, in most cases, they lack the knowledge, training or resources to provide the necessary care. Hospital to home transition is a critical moment, and ...
Introduction: stroke is more prevalent in older adults, and its occurrence can result in loss of functional capacity for patients and the consequent need for a caregiver to provide care to older adults at home. This care can have a substantial impact on caregivers’ physical, mental, social, spiritual and financial health, coupled with the fact that, in most cases, they lack the knowledge, training or resources to provide the necessary care. Hospital to home transition is a critical moment, and nurses play a fundamental role in the education of survivors and their caregivers. Objectives: the primary objective of this thesis was to analyze the effectiveness of a virtual educational intervention on the care performance and knowledge of family caregivers of older adults with stroke sequel, using outcomes and indicators from the Nursing Outcomes Classification (NOC), compared with usual care guidelines. The secondary objectives were to reach a consensus among experts to choose which indicators of the NOC outcomes “Caregiver performance: direct care” and “Knowledge: stroke control” would be used in the study and to build conceptual and operational definitions for the selected indicators, relating them to the virtual educational intervention. Methods: the study consisted of two phases: consensus among experts to select the NOC indicators used in the study; and a randomized pragmatic trial with family caregivers of older adults hospitalized at the Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) due to stroke. Family caregivers over 18 years of age with access to the internet and telephone, who were primarily responsible for caring for older adults aged 60 or over hospitalized at the HCPA, were included. Participants were randomized into intervention group (IG) and control group (CG) using a list generated on randomizer.com. The multicomponent intervention for the IG was carried out by nurses and consisted of a virtual educational action through a massive, open, online course, in addition to telephone contacts made seven days, 30 days, 60 days, and 80 days after discharge. A hotline was also made available to participants. The intervention aimed to equip family caregivers to assist older adults at home with care such as hygiene, feeding, positioning and transfer, based on the previously validated Guidelines Manual for Family Caregivers of Elderly Patients with Stroke. The main outcomes were the performance of care and knowledge of family caregivers to care for older adults after stroke, measured by the NOC through selected indicators. Identification data, sociodemographic and health variables of older adults and their caregivers were collected. Three months after hospital discharge (90 days), caregivers were reassessed using the same instruments. CG participants received initial and final assessments. The intention-to-treat technique was used. To analyze the effect of the intervention, the difference between baseline and final scores was assessed using paired Student’s t-test, with a 95% Confidence Interval. A p-value <0.05 was considered significant. For simultaneous intra- and intergroup comparisons, the Generalized Estimating Equations (GEE) model was used, complemented by the Least Significant Difference (LSD) test. This study was approved by the Research Ethics Committee, under Certificate of Submission for Ethical Consideration 59583322.0.00005327, and is registered in Clinical Trials, under identification NCT05553340. Results: fifty-eight caregivers participated in the study, allocated to IG (29) and CG (29). Regarding participant characteristics, the groups differed only in relation to kinship, with a higher proportion of children in the CG. Concerning older adult characteristics, the groups were similar. In the analysis regarding the effectiveness of the intervention, a significant improvement was observed in the intragroup assessment in the IG for the indicators “Assistance to the care recipient in the needs of activities of daily living” (p<0.001) and “Causes and contributing factors” (p=0.021). The indicator “Strategies to maintain skin integrity” showed statistical significance in the intergroup assessment (p=0.040), with better results for the CG, but with significant improvement in the intragroup assessment for the IG as well (p=0.008). The other indicators were similar between groups. Conclusion: the intervention was effective for the IG members, improving their monitoring of older adults when comparing the baseline and final assessments, although there was no statistical significance in the intergroup assessment with the CG. The study reinforces the importance of educational actions proposed by nurses in preparing for a safe transition of care. It proved to be innovative due to the type of intervention developed, and contributed to strengthening the use of the NOC as an assessment tool in intervention studies. ...
Resumen
Introducción: el accidente cerebrovascular es más prevalente en personas mayores, y su aparición puede provocar pérdida de la capacidad funcional del paciente y la consecuente necesidad de un cuidador para brindar cuidados al anciano en su domicilio. Esta atención puede tener un impacto sustancial en la salud física, mental, social, espiritual y financiera de los cuidadores, combinado con el hecho de que, en la mayoría de los casos, carecen del conocimiento, la capacitación o los recursos para ...
Introducción: el accidente cerebrovascular es más prevalente en personas mayores, y su aparición puede provocar pérdida de la capacidad funcional del paciente y la consecuente necesidad de un cuidador para brindar cuidados al anciano en su domicilio. Esta atención puede tener un impacto sustancial en la salud física, mental, social, espiritual y financiera de los cuidadores, combinado con el hecho de que, en la mayoría de los casos, carecen del conocimiento, la capacitación o los recursos para brindar la atención necesaria. La transición de la atención del hospital al hogar es un momento crítico y los enfermeros desempeñan un papel clave en la educación de los supervivientes y sus cuidadores. Objetivos: el objetivo principal de esta tesis fue analizar la efectividad de una intervención educativa virtual sobre el desempeño y conocimiento del cuidado de los cuidadores familiares de personas mayores con secuelas de accidente cerebrovascular, utilizando resultados e indicadores de la Nursing Outcomes Classification (NOC), en comparación con las pautas de atención habituales. Los objetivos secundarios fueron alcanzar un consenso entre expertos para elegir qué indicadores de los resultados “Desempeño del cuidador: atención directa” y “Conocimiento: control del accidente cerebrovascular” de la NOC serían utilizados en el estudio y construir definiciones conceptuales y operativas para los indicadores seleccionados, relacionándolos con la intervención educativa virtual. Métodos: el estudio constó de dos fases: consenso entre expertos para elegir los indicadores de la NOC utilizados en el estudio; y un ensayo pragmático aleatorizado con cuidadores familiares de ancianos hospitalizados en el Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) por accidente cerebrovascular. Se incluyeron cuidadores familiares mayores de 18 años con acceso a internet y teléfono, quienes eran los principales responsables del cuidado de personas mayores de 60 años o más ingresadas en el HCPA. Los participantes fueron asignados aleatoriamente a un grupo de intervención (GI) y un grupo de control (CG), utilizando una lista generada en la página randomizer.com. La intervención multicomponente para el GI fue realizada por enfermeros, y consistió en una acción educativa virtual a través de un curso masivo, abierto y en línea, además de contactos telefónicos realizados en los siete días, 30 días, 60 días y 80 días posteriores al alta. También se puso a disposición de los participantes una línea directa. La intervención tuvo como objetivo equipar al cuidador familiar para asistir al anciano en el domicilio con cuidados como higiene, alimentación, posicionamiento y traslado, basándose en el Manual de Guías para Cuidadores Familiares de Ancianos con Accidente Cerebrovascular previamente validado. Los principales resultados fueron el desempeño asistencial y el conocimiento de los cuidadores familiares para cuidar al anciano 8 después de un accidente cerebrovascular, medido por la NOC a través de indicadores seleccionados. Se recogieron datos de identificación, variables sociodemográficas y de salud de los adultos mayores y sus cuidadores. Tres meses después del alta hospitalaria (90 días), los cuidadores fueron reevaluados utilizando los mismos instrumentos. Los participantes del GC recibieron evaluaciones iniciales y finales. Se utilizó la técnica de intención de tratar. Para analizar el efecto de la intervención, se evaluó la diferencia entre las puntuaciones iniciales y finales mediante la prueba t de Student pareada, con un Intervalo de Confianza del 95%. P<0,05 se consideró un valor significativo. Para las comparaciones intra e intergrupos simultáneamente, se utilizó el modelo Generalized Estimating Equations (GEE), complementado con la prueba Least Significant Difference (LSD). Este estudio fue aprobado por el Comité de Ética en Investigación, bajo Certificado de Presentación para Apreciación Ética 59583322.0.00005327, y está registrado en Clinical Trials, bajo identificación NCT05553340. Resultados: participaron del estudio 58 cuidadores, asignados al GI (29) y al GC (29). En cuanto a las características de los participantes, los grupos se diferenciaron sólo en términos de parentesco, observándose una mayor proporción de niños en el GC. En cuanto a las características de los ancianos, los grupos fueron similares. En el análisis sobre la efectividad de la intervención, se observó una mejora significativa en la evaluación intragrupo en el GI para los indicadores “Asistencia al cuidador con las necesidades de las actividades de la vida diaria” (p<0,001) y “Causas y factores contribuyentes” (p=0,021). El indicador “Estrategias para mantener la integridad de la piel” mostró significación estadística en la evaluación intergrupal (p=0,040), con mejores resultados para el GC, pero con una mejora significativa en la evaluación intragrupo también para el GI (p=0,008). Los demás indicadores fueron similares entre los grupos. Conclusión: la intervención fue efectiva para los integrantes del GI, mejorando el seguimiento de los ancianos al comparar las evaluaciones basales y finales, a pesar de no haber significación estadística en la evaluación intergrupal con el GC. El estudio refuerza la importancia de las acciones educativas propuestas por los enfermeros en la preparación para una transición segura del cuidado. Resultó innovador por el tipo de intervención desarrollada y contribuyó a fortalecer el uso de la NOC como instrumento de evaluación en estudios de intervención. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem.
Coleções
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