As glórias de Catarina : o jogo da montagem na escrita de um romance
Visualizar/abrir
Data
2025Orientador
Co-orientador
Nível acadêmico
Doutorado
Tipo
Assunto
Resumo
Este trabalho, desenvolvido no âmbito da Escrita Criativa, apresenta o romance As glórias de Catarina, uma narrativa que explora o futebol e a vida na fronteira, bem como uma reflexão sobre o processo criativo composta de textos de gêneros variados, como testemunho, ensaio, plano de aula e cartas que investigam os impasses, desafios e soluções encontrados durante a escrita. Nesse sentido, influências de autores como Jorge Ben, Lydia Davis, Angélica Freitas, Leonardo Antunes são abordadas, bem c ...
Este trabalho, desenvolvido no âmbito da Escrita Criativa, apresenta o romance As glórias de Catarina, uma narrativa que explora o futebol e a vida na fronteira, bem como uma reflexão sobre o processo criativo composta de textos de gêneros variados, como testemunho, ensaio, plano de aula e cartas que investigam os impasses, desafios e soluções encontrados durante a escrita. Nesse sentido, influências de autores como Jorge Ben, Lydia Davis, Angélica Freitas, Leonardo Antunes são abordadas, bem como a interação pedagógica com uma aluna de escrita, referida como M. Esses elementos dialogam e enfatizam as incertezas e desvios naturais do processo criativo. ...
Abstract
This work, developed within the framework of Creative Writing, presents the novel As glórias de Catarina, a narrative that explores soccer and life on the border, as well as a reflection on the creative process made up of texts from a variety of genres, such as testimonies, essays, lesson plans and letters that investigate the impasses, challenges and solutions encountered during writing. In this sense, influences from authors such as Jorge Ben, Lydia Davis, Angélica Freitas and Leonardo Antune ...
This work, developed within the framework of Creative Writing, presents the novel As glórias de Catarina, a narrative that explores soccer and life on the border, as well as a reflection on the creative process made up of texts from a variety of genres, such as testimonies, essays, lesson plans and letters that investigate the impasses, challenges and solutions encountered during writing. In this sense, influences from authors such as Jorge Ben, Lydia Davis, Angélica Freitas and Leonardo Antunes are addressed, as well as the pedagogical interaction with a writing student, referred to as M. These elements dialogue and emphasize the uncertainties and natural deviations of the creative process. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras. Programa de Pós-Graduação em Letras.
Coleções
-
Linguística, Letras e Artes (2923)Letras (1792)
Este item está licenciado na Creative Commons License
