Desafios epistemológicos dos projetos integradores de ciências da natureza na abordagem da tabela periódica e das propriedades periódicas
Visualizar/abrir
Data
2024Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
O Plano Nacional do Livro Didático (PLND) de 2021, que foi resultado da publicação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), trouxe mudanças significativas na elaboração dos livros didáticos para educação básica, evidenciadas pela unificação do material didático que antes era separado em livros de química, física e biologia em Projetos Integradores de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. O trabalho aqui desenvolvido teve como objetivo principal realizar uma análise de conteúdo de cinco cole ...
O Plano Nacional do Livro Didático (PLND) de 2021, que foi resultado da publicação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), trouxe mudanças significativas na elaboração dos livros didáticos para educação básica, evidenciadas pela unificação do material didático que antes era separado em livros de química, física e biologia em Projetos Integradores de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. O trabalho aqui desenvolvido teve como objetivo principal realizar uma análise de conteúdo de cinco coleções didáticas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias aprovadas pelo PNLD 2021, para verificar nelas a existência de eventuais obstáculos epistemológicos, conceito cunhado pelo filósofo da Ciência Gaston Bachelard, nos trechos referentes ao ensino da Tabela Periódica dos elementos químicos e das propriedades periódicas. Além disso, também foi observada a profundidade do conteúdo destinado à explicação de aspectos da tabela, como a explicação de seu formato determinado pelos subníveis de energia dos orbitais eletrônicos e como os materiais didáticos analisados retratavam a História da Ciência e as rupturas epistemológicas que ocorreram desde as primeiras tentativas de organização dos elementos químicos até o formato atual da Tabela Periódica. Os resultados da análise indicam que houve uma preocupação ativa dos autores das coleções em não incorrer em obstáculos epistemológicos, mas que, em algumas coleções, essa preocupação não garantiu uma abordagem adequada dos conteúdos alvos deste trabalho, pois devido a natureza mais resumida dos novos materiais didáticos, três das coleções não fizeram qualquer menção às propriedades periódicas nos livros destinados aos estudantes. Esta omissão limita o entendimento destes sobre a relevância da Tabela Periódica e a riqueza das informações contidas nela, e pode levar a comprometer também o entendimento sobre outros tópicos da química que venham a ser estudados posteriormente. ...
Abstract
The Plano Nacional do Livro Didático (PLND) (National Textbook Plan) of 2021, which resulted from the publication of the Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (Common National Curriculum Base) , brought significant changes to the development of textbooks for Basic Education. These changes are evidenced by the unification of didactic material that was previously separated into Chemistry, Physics, and Biology books into Integrating Projects of Natural Sciences and Their Technologies. The present ...
The Plano Nacional do Livro Didático (PLND) (National Textbook Plan) of 2021, which resulted from the publication of the Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (Common National Curriculum Base) , brought significant changes to the development of textbooks for Basic Education. These changes are evidenced by the unification of didactic material that was previously separated into Chemistry, Physics, and Biology books into Integrating Projects of Natural Sciences and Their Technologies. The present work aimed to conduct a content analysis of five didactic collections of Natural Sciences and Their Technologies approved by the PNLD 2021 to verify the existence of possible epistemological obstacles, a concept coined by the philosopher of science Gaston Bachelard, in the sections related to the teaching of the Periodic Table of Chemical Elements and periodic properties. In addition, the depth of the content intended to explain aspects of the table, such as the explanation of its format determined by the energy sublevels of electronic orbitals, and how the analyzed teaching materials portray the History of Science and the epistemological ruptures that occurred from the first attempts to organize chemical elements to the current format of the Periodic Table, were also observed. The analysis results indicate that the authors of the collections actively sought to avoid epistemological obstacles. However, in some collections, this concern did not guarantee an adequate approach to the target content of this study. Due to the more concise nature of the new teaching materials, three of the collections did not make any mention of periodic properties in the books intended for students. This omission limits students' understanding of the relevance of the Periodic Table and the abundance of information it contains and may also compromise their understanding of other chemistry topics that may be studied later. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Química. Curso de Química: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Química (624)
Este item está licenciado na Creative Commons License
