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dc.contributor.advisorCotanda, Fernando Coutinhopt_BR
dc.contributor.authorSilva, João Paulo dos Santos dapt_BR
dc.date.accessioned2011-04-06T06:00:23Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/28473pt_BR
dc.description.abstractO objetivo deste estudo é analisar a (trans)formação da identidade dos servidores públicos federais brasileiros, em um ambiente de mudança na organização da administração federal. A partir dos anos 1990 o Brasil atravessa um processo de reestruturação de sua cadeia produtiva baseado em alterações técnicas e organizacionais adotadas anteriormente em países europeus e norte americanos. Na administração pública estas mudanças passaram a ser desenvolvidas a partir do Plano Gestor de Reforma do Aparelho de Estado, que significou, além de um enxugamento da máquina estatal a partir do processo de privatizações, uma reformulação nas carreiras do serviço público federal com a priorização de concursos públicos em detrimento à outras formas de contratação e a mudança de métodos organizacionais por parte do Estado brasileiro com relação ao serviço público, passando a adotar procedimentos oriundos do setor privado. Estas alterações afetaram diretamente a Previdência Social brasileira que, através do Instituto Nacional do Seguro Social, iniciou um processo de reorganização do trabalho a partir de um novo modelo de gestão e incorporação de sistemas operacionais informatizados para o controle e concessão de benefícios previdenciários, resultando em um monitoramento da produtividade de seus funcionários e à incorporação da gratificação por produtividade. Estas mudanças afetaram objetivamente os servidores da Previdência Social que, além de sofrerem alterações em seu ambiente de trabalho, passaram a contar com um percentual variável em sua remuneração dependendo de sua produção. Com base neste cenário de transformações busco analisar como estas mudanças afetaram a formação da identidade dos servidores do Instituto Nacional do Seguro Social, estabelecendo uma comparação entre os funcionários que ingressaram no instituto antes das alterações e aqueles que foram contratados após a conformação destas. Verifico ainda a possibilidade de ação coletiva destes servidores, observando o posicionamento do sindicato da categoria frente a esta nova realidade.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectServiço público federalpt_BR
dc.subjectIdentidade do trabalhopt_BR
dc.subjectReestruturação produtivapt_BR
dc.titleTrabalho e identidade no serviço público federal : uma investigação sobre o servidor do seguro socialpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000769882pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.graduationCiências Sociais: Bachareladopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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