A aplicação dos parâmetros curriculares nacionais em apostilas de vestibulares
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Data
2009Autor
Orientador
Nível acadêmico
Especialização
Assunto
Resumo
O propósito desse estudo foi verificar a aplicação dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) em três apostilas (livros didáticos) de cursos pré-vestibulares da cidade de Porto Alegre-RS. Os referenciais teóricos apoiaram-se em três fontes: (1) o livro didático Português: uma proposta para o letramento, de Soares (2002), como modelo de aplicação dos PCNs; (2) as concepções teóricas de Perrenoud (2003); (3) os próprios PCNs. Os dados incluíram entrevistas com os professores dirigentes das três ...
O propósito desse estudo foi verificar a aplicação dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) em três apostilas (livros didáticos) de cursos pré-vestibulares da cidade de Porto Alegre-RS. Os referenciais teóricos apoiaram-se em três fontes: (1) o livro didático Português: uma proposta para o letramento, de Soares (2002), como modelo de aplicação dos PCNs; (2) as concepções teóricas de Perrenoud (2003); (3) os próprios PCNs. Os dados incluíram entrevistas com os professores dirigentes das três instituições pesquisadas; as informações coletadas nas ‘home pages’; e análise das apostilas (livros didáticos) de Língua Portuguesa e Redação e outros materiais de apoio usados para complementá-las. Não foram observadas as aulas práticas, por isso as considerações sobre a metodologia de ensino basearam-se nas declarações feitas pelos informantes e nos vídeos de aulas disponibilizados na web. Por motivos éticos, as instituições foram denominadas Curso A, B e C. Concluiu-se que, dentre as três instituições pesquisadas, somente as apostilas (livros didáticos) de Língua Portuguesa e Redação do Curso A procuravam seguir o eixo norteador preconizado pelos Parâmetros Curriculares Nacionais, os quais orientam que a aula de Língua Materna parta do seu uso prático no cotidiano, leve o aluno a refletir sobre esse uso e o faça utilizar, de forma prática, novamente, o novo conhecimento em práticas sociais. O principal uso das apostilas restringiu-se ao desenvolvimento da produção de textos e à resolução de questões de múltipla escolha solicitados em Concursos Vestibulares. A apostila do Curso A também possui o melhor projeto gráfico e abordagem inovadora. A Apostila do Curso B destaca-se pela clareza e simplificação na explicação das normas gramaticais e a do Curso C pela distribuição inovadora dos conteúdos, sobretudo os de Português, o que é recomendado pelos PCNs. No final do trabalho foram sugeridas reformulações nos projetos gráficos, a inserção das apostilas nos programas de responsabilidade social através da inclusão de slogans do tipo: “Campeões não usam drogas”; “Previna-se. Evite o aborto”, entre outros, e maior articulação entre as disciplinas (inter e transdisciplinaridade). ...
Abstract
The purpose of this study was to verify the application of PCNs (National Parameters for Syllabus Development) in three textbooks (instructional material) of pre-vestibular courses (preparatory courses for university and college entrance) in Porto Alegre-RS, Brazil. The theoretical background lay in three sources: (1) the Portuguese textbook: “Português: Uma proposta para o letramento” (“Portuguese: A proposal for Literacy”), by Soares (2002), as a model of application of the PCNs; (2) theoreti ...
The purpose of this study was to verify the application of PCNs (National Parameters for Syllabus Development) in three textbooks (instructional material) of pre-vestibular courses (preparatory courses for university and college entrance) in Porto Alegre-RS, Brazil. The theoretical background lay in three sources: (1) the Portuguese textbook: “Português: Uma proposta para o letramento” (“Portuguese: A proposal for Literacy”), by Soares (2002), as a model of application of the PCNs; (2) theoretical conceptions by Perrenoud (2003); and, (3) the PCNs as well. Data included interviews with leading teachers in the three institutions surveyed; information collected from the website; analyses of the Portuguese and Composition textbooks as well as of any other material used to complement those textbooks. There was no class observation, so considerations on teaching methodology were based on statements from the informants and videos from classes available on the web. For ethical reasons, the institutions were named Course A, Course B and Course C. It was concluded that, from the three institutions surveyed, only the Portuguese and Composition textbooks from Course A attempted to follow the guiding axis posed by the PCNs, which advocates that language classes considers the use of mother tongue for everyday purposes and practices, to make students reflect on language use and to make them use new knowledge from the language for social practices. Textbooks main application focused on developing writing skills through writing compositions and solving multiple choice questions in the format of Vestibular contests. Course A’s textbooks presented the best graphic design and innovative approach. Course B’s ones accomplished distinguished clarity and simplification of explanation of grammar rules while Course C’s accomplished innovative content distribution, especially with Portuguese textbooks, one of PCNs recommendations. By the end of the study, some changes were suggested concerning graphic design reformulations; the engagement in social responsibility programs with the inclusion of slogans such as: “Champions do not use drugs”, “Protect yourself and prevent abortion” and so on; and greater articulation across disciplines (inter and transdisciplinarity). ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras. Curso de Especialização em Gramática e Ensino da Língua Portuguesa.
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