Do oceano para a escola: a cultura oceânica pode ser uma realidade para os currículos das escolas municipais de Imbé - RS?
Visualizar/abrir
Data
2024Orientador
Co-orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
A Cultura Oceânica é um movimento iniciado nos Estados Unidos e reconhecido pela UNESCO, com o objetivo de propor o entendimento de como a humanidade influencia o oceano e de como é influenciada por ele, além de reconhecer a inclusão das ciências oceânicas nos padrões educacionais no ensino fundamental e médio. A iniciativa também foi adotada no Brasil por meio de programas como "Escola Azul" e a Lei Municipal de Santos (Lei nº 3.935, de 12 de novembro de 2021,) que inclui a cultura oceânica na ...
A Cultura Oceânica é um movimento iniciado nos Estados Unidos e reconhecido pela UNESCO, com o objetivo de propor o entendimento de como a humanidade influencia o oceano e de como é influenciada por ele, além de reconhecer a inclusão das ciências oceânicas nos padrões educacionais no ensino fundamental e médio. A iniciativa também foi adotada no Brasil por meio de programas como "Escola Azul" e a Lei Municipal de Santos (Lei nº 3.935, de 12 de novembro de 2021,) que inclui a cultura oceânica na educação básica do município, podendo servir de modelo para a implementação dessa temática no município. Além disso, a pesquisa analisa as oportunidades de integrar o oceano e as questões ambientais aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, destacando a relevância da educação como ferramenta para formar cidadãos mais conscientes e preparados para adotar práticas sustentáveis O presente estudo propõe analisar como a estrutura da Cultura Oceânica pode ser integrada no currículo das escolas municipais de Imbé, RS, visando a formação de cidadãos mais conscientes sobre a importância do oceano e seu papel no desenvolvimento sustentável. O objetivo desta pesquisa foi avaliar o potencial de implementar e promover uma estrutura de cultura oceânica nos currículos de ensino no município de Imbé, no Litoral Norte do Rio Grande do Sul. Foi feito uma avaliação e definição da implementação da cultura oceânica no Brasil, onde foi constatado necessário a construção de um projeto de lei para transformar a cultura oceânica em política pública nas escolas. Além disso, foi analisado e relacionado às estratégias do Plano Municipal de Educação de Imbé (PMEI) que se correlacionam com os Princípios Essenciais da Cultura Oceânica, através de um checklist. Para cada princípio analisado foi atribuída uma ou mais estratégias relacionadas e discutidas como podem ser abordadas nas escolas do município de Imbé . E também, foi feita a contagem de termos culturais mencionados nas estratégias do PMEI, onde foi observado que das 12 estratégias, nove (75%) estavam relacionadas de forma direta com a cultura oceânica, enquanto que três estratégias (25%) foram observadas possuírem uma relação mais indireta. O documento orientador final foi elaborado para ser distribuído como um ‘‘passo-a-passo’’ abordando as várias maneiras em que o município de Imbé pode ser integrado com a cultura oceânica e, abrange os principais tópicos discutidos neste trabalho. Além disso, o documento orientador obteve o potencial de ser distribuído e discutido em secretarias da Prefeitura (de) turismo, meio ambiente e educação, escolas e instituições de ensino. ...
Abstract
Ocean Literacy is a movement that began in the United States and was recognized by UNESCO, with the aim of providing an understanding of how humanity influences the ocean and how it is influenced by it. In addition, it considers the inclusion of ocean sciences in educational standards in elementary and high school. The initiative has also been implemented in Brazil through programs such as the "Blue School" and the Municipal Law of Santos (Law No. 3,935, of November 12, 2021), which includes oc ...
Ocean Literacy is a movement that began in the United States and was recognized by UNESCO, with the aim of providing an understanding of how humanity influences the ocean and how it is influenced by it. In addition, it considers the inclusion of ocean sciences in educational standards in elementary and high school. The initiative has also been implemented in Brazil through programs such as the "Blue School" and the Municipal Law of Santos (Law No. 3,935, of November 12, 2021), which includes ocean literacy in the municipality's basic education, and can serve as a model for the implementation of this theme in the municipality. In addition, the research analyzes the opportunities for integrating the ocean and environmental issues with the UN Sustainable Development Goals, highlighting the relevance of education as a tool to form more conscious citizens who are prepared to adopt sustainable practices. The present study proposes to analyze how the Ocean Literacy framework can be integrated into the curriculum of municipal schools in Imbé, RS, promoting the formation of more conscious citizens about the importance of the ocean and its role in sustainable development. The objective of this research was to evaluate the potential for implementing and promoting an ocean culture structure in the teaching curricula in the municipality of Imbé, on the North Coast of Rio Grande do Sul. An assessment and definition of the implementation of ocean culture in Brazil was made, where it was found that there was a need to draft a bill to transform ocean culture into a public policy in schools. In addition, the strategies of the Municipal Education Plan of Imbé (PMEI) that correlate with the Essential Principles of Ocean Culture were analyzed and related, through a checklist. For each principle analyzed, one or more related strategies were assigned and discussed as to how they can be addressed in schools in the municipality of Imbé. In addition, a count of cultural terms referenced in the PMEI strategies was made, where it was observed that of the 12 strategies, nine (75%) were directly related to ocean culture, while three strategies (25%) were observed to have a more indirect relationship. The final guidance document was prepared to be distributed as a ‘‘step-by-step’’ addressing the various ways in which the municipality of Imbé can be integrated with ocean culture and covers the main topics discussed in this work. In addition, the guidance document had the potential to be distributed and discussed in city departments (of) tourism, environment and education, schools and educational institutions. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Campus Litoral Norte. Curso de Ciências Biológicas: Ênfase em Gestão Ambiental, Marinha e Costeira: Bacharelado.
Coleções
-
TCC Ciências Biológicas (1364)
Este item está licenciado na Creative Commons License
