Proposição e validação de instrumento de avaliação de âncoras de carreira de treinadores de futebol
Visualizar/abrir
Data
2024Orientador
Co-orientador
Nível acadêmico
Doutorado
Tipo
Assunto
Resumo
O objetivo geral deste estudo é a proposição e validação do Instrumento de Avaliação de Âncoras de Carreira de Treinadores de Futebol, tendo como objetivos específicos: avaliar o conteúdo dos itens do instrumento, definir a estrutura dimensional do instrumento e avaliar a consistência interna de cada dimensão. A justificativa do presente estudo dá-se pela originalidade e pela necessidade de um Instrumento de Avaliação de Âncoras de Carreira de Treinadores de Futebol, para estabelecer relação de ...
O objetivo geral deste estudo é a proposição e validação do Instrumento de Avaliação de Âncoras de Carreira de Treinadores de Futebol, tendo como objetivos específicos: avaliar o conteúdo dos itens do instrumento, definir a estrutura dimensional do instrumento e avaliar a consistência interna de cada dimensão. A justificativa do presente estudo dá-se pela originalidade e pela necessidade de um Instrumento de Avaliação de Âncoras de Carreira de Treinadores de Futebol, para estabelecer relação de aderência de diferentes perfis de treinadores às várias possibilidades de atuação profissional, no que tange às suas motivações e preferências. Na metodologia, caracterizada como do tipo mista, este estudo foi composto pela Fase 1, onde 05 (cinco) juízes, avaliaram o conteúdo instrumento em relação à clareza, pertinência e relevância, sendo realizadas posteriormente as análises de evidências de validade a partir do Coeficiente de Validade de Conteúdo (CVC). Também foi avaliado o grau de concordância dos juízes em relação às dimensões dos itens do instrumento calculando o Coeficiente Kappa de Fleiss. Na Fase 2, o instrumento foi aplicado em uma amostra constituída de 429 treinadores de futebol com Licenças da CBF Academy, sendo 26 na categoria PRO, 91 na A, 163 na B e 149 na C, de uma população total que compreende 2.420 treinadores. Os dados obtidos foram tratados utilizando estatística descritiva. Como resultados obtidos na Fase 1, a partir do tratamento estatístico, no que tange ao grau de concordância entre os juízes para as dimensões do instrumento, foram encontrados índices entre 0,82 e 0,95 com p-valor >0,01 no cálculo do Coeficiente Kappa de Fleiss, índices estes, considerados quase perfeitos. Em relação ao Coeficiente de Validade de Conteúdo, os índices encontrados foram entre 0,92 e 1,0 para os quesitos clareza, relevância e pertinência em todos os seus itens, revelando alto grau de evidências de validade de conteúdo. Conforme os resultados obtidos na Fase 2, com a aplicação do Instrumento de Âncoras de Carreira de Treinadores de Futebol, constatou-se que 97% dos participantes possuem Âncora de Futebol de Rendimento e que estes trabalham no Futebol de Rendimento, que 89% dos participantes possuem Âncora de Futebol de Formação e que estes trabalham no Futebol de Formação, que 100% dos participantes possuem Âncora de Futebol Educacional e que estes trabalham no Futebol Educacional e 82% dos participantes possuem Âncora de Futebol de Participação e que estes trabalham no Futebol de Participação. A conclusão foi que, considerando as limitações desta pesquisa, os seus objetivos foram atingidos e o Instrumento de Avaliação de Âncoras de Carreira de Treinadores de Futebol proposto possui uma boa consistência interna e elevadas evidências de validade do seu conteúdo, podendo ser utilizado pela população ao qual se destina. ...
Abstract
The general objective of this study is to propose and validate the Career Anchor Assessment Instrument for Football Coaches, with the following specific objectives: to evaluate the content of the instrument's items, to define the dimensional structure of the instrument, and to evaluate the internal consistency of each dimension. The justification for this study is due to its originality and the need for a Career Anchor Assessment Instrument for Football Coaches, to establish a relationship of a ...
The general objective of this study is to propose and validate the Career Anchor Assessment Instrument for Football Coaches, with the following specific objectives: to evaluate the content of the instrument's items, to define the dimensional structure of the instrument, and to evaluate the internal consistency of each dimension. The justification for this study is due to its originality and the need for a Career Anchor Assessment Instrument for Football Coaches, to establish a relationship of adherence of different profiles of coaches to the various possibilities of professional performance, regarding their motivations and preferences. In the methodology, characterized as a mixed type, this study consisted of Phase 1, where 05 (five) judges evaluated the instrument's content in relation to clarity, relevance, and pertinence, and subsequently performed the analyses of validity evidence based on the Content Validity Coefficient (CVC). The degree of agreement of the judges in relation to the dimensions of the instrument's items was also evaluated by calculating Fleiss' Kappa Coefficient. In Phase 2, the instrument was applied to a sample of 429 soccer coaches with CBF Academy Licenses, 26 in the PRO category, 91 in A, 163 in B and 149 in C, from a total population of 2,420 coaches. The data obtained were treated using descriptive statistics. As results obtained in Phase 1, from the statistical treatment, regarding the degree of agreement between the judges for the dimensions of the instrument, indexes between 0.82 and 0.95 were found with p-value >0.01 in the calculation of Fleiss' Kappa Coefficient, these indexes were considered almost perfect. Regarding the Content Validity Coefficient, the indexes found were between 0.92 and 1.0 for the items clarity, relevance and pertinence in all its items, revealing a high degree of evidence of content validity. According to the results obtained in Phase 2, with the application of the Football Coaches Career Anchors Instrument, it was found that 97% of the participants have a Performance Football Anchor and that they work in Performance Football, that 89% of the participants have a Youth Football Anchor and that they work in Youth Football, that 100% of the participants have an Educational Football Anchor and that they work in Educational Football and 82% of the participants have a Participation Football Anchor and that they work in Participation Football. The conclusion was that, considering the limitations of this research, its objectives were achieved and the proposed Football Coaches Career Anchors Assessment Instrument has good internal consistency and high evidence of validity of its content, and can be used by the population for which it is intended. ...
Resumen
El objetivo general de este estudio es la propuesta y validación del Instrumento de Evaluación de Anclajes de Carrera de Entrenadores de Fútbol, con objetivos específicos: evaluar el contenido de los ítems del instrumento, definir la estructura dimensional del instrumento y evaluar la consistencia interna de cada dimensión. La justificación del presente estudio se debe a su originalidad y a la necesidad de contar con un Instrumento de Evaluación de Anclajes de Carrera para Entrenadores de Fútbo ...
El objetivo general de este estudio es la propuesta y validación del Instrumento de Evaluación de Anclajes de Carrera de Entrenadores de Fútbol, con objetivos específicos: evaluar el contenido de los ítems del instrumento, definir la estructura dimensional del instrumento y evaluar la consistencia interna de cada dimensión. La justificación del presente estudio se debe a su originalidad y a la necesidad de contar con un Instrumento de Evaluación de Anclajes de Carrera para Entrenadores de Fútbol, que permita establecer una relación entre la adhesión de diferentes perfiles de entrenadores a las diversas posibilidades de actividad profesional, en cuanto a su motivaciones y preferencias. En la metodología, caracterizada como de tipo mixto, este estudio estuvo compuesto por la Fase 1, donde 05 (cinco) jueces evaluaron el contenido del instrumento en relación a claridad, pertinencia y relevancia, con análisis posteriores de evidencias de validez basados en el Test de Validez de Coeficientes (CVC). ). El grado de acuerdo de los jueces en relación con las dimensiones de los ítems del instrumento también fue evaluado mediante el cálculo del Coeficiente Fleiss Kappa. En la Fase 2, el instrumento fue aplicado a una muestra compuesta por 429 entrenadores de fútbol con Licencia Academia CBF, 26 de la categoría PRO, 91 de la A, 163 de la B y 149 de la C, de una población total compuesta por 2.420 entrenadores. Los datos obtenidos fueron procesados mediante estadística descriptiva. Como resultados obtenidos en la Fase 1, del tratamiento estadístico, en cuanto al grado de acuerdo entre los jueces para las dimensiones del instrumento, se encontraron índices entre 0.82 y 0.95 con un p-valor >0.01 en el cálculo del Coeficiente Kappa de Fleiss, estos índices se consideran casi perfectos. En relación al Coeficiente de Validez de Contenido, los índices encontrados estuvieron entre 0,92 y 1,0 para los criterios claridad, relevancia y pertinencia en todos sus ítems, revelando un alto grado de evidencia de validez de contenido. De acuerdo a los resultados obtenidos en la Fase 2, con la aplicación del Instrumento Anclajes de Carrera de Entrenadores de Fútbol, se encontró que el 97% de los participantes cuentan con un Ancla de Fútbol de Rendimiento y que se desempeñan en el Fútbol de Rendimiento, de los cuales el 89% de los participantes tienen un Ancla de Fútbol de Rendimiento. Ancla de Fútbol Formativo y que trabajen en Fútbol Formativo, que el 100% de los participantes cuenten con un Ancla de Fútbol Educativo y que trabajen en Fútbol Educativo y El 82% de los participantes tienen un Ancla de Fútbol de Participación y trabajan en Fútbol de Participación. La conclusión fue que, considerando las limitaciones de esta investigación, se lograron sus objetivos y el Instrumento de Evaluación de Anclas de Carrera de Entrenadores de Fútbol propuesto tiene buena consistencia interna y alta evidencia de validez de su contenido, y puede ser utilizado por la población en general. está previsto. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança. Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano.
Coleções
-
Ciências da Saúde (9170)
Este item está licenciado na Creative Commons License