O ensino e a aprendizagem da escrita pela reescrita : a interlocução pedagógica a serviço na construção de conhecimento sobre a escrita no ensino médio
Visualizar/abrir
Data
2024Autor
Orientador
Nível acadêmico
Doutorado
Tipo
Assunto
Resumo
A presente tese de doutorado tematiza o ensino e a aprendizagem da escrita por meio do trabalho sistemático com a reescrita no Ensino Médio. A investigação teve como objetivo examinar os efeitos da atividade de reescrita no aprimoramento da expressão escrita dos estudantes, considerando as orientações de reescrita a eles propostas, para assim subsidiar uma discussão acerca de modos de promoção do trabalho com a reescrita em sala de aula. Os dados foram gerados no âmbito de uma pesquisa-ação lev ...
A presente tese de doutorado tematiza o ensino e a aprendizagem da escrita por meio do trabalho sistemático com a reescrita no Ensino Médio. A investigação teve como objetivo examinar os efeitos da atividade de reescrita no aprimoramento da expressão escrita dos estudantes, considerando as orientações de reescrita a eles propostas, para assim subsidiar uma discussão acerca de modos de promoção do trabalho com a reescrita em sala de aula. Os dados foram gerados no âmbito de uma pesquisa-ação levada a cabo ao longo de todo um ano letivo com uma turma de estudantes do 2º ano do Ensino Médio de um Instituto Federal, ao longo das aulas de Língua Portuguesa e Literatura II. O corpus de análise constitui-se de (a) documentos gerados ao longo da implementação da pesquisa-ação, (b) registros em notas campo e (c) discussões realizadas em grupos focais. Constituem, no entanto, foco de análise, as diferentes versões dos textos produzidos pelos estudantes e os encaminhamentos de reescrita a eles propostos. Os dados apresentados e analisados permitiram caracterizar, a partir de todo o percurso pedagógico trilhado com os participantes, o trabalho processual e progressivo de estabelecimento, de aprofundamento e de consolidação do que é nomeado nesta tese de interlocução pedagógica de aprimoramento da escrita pela reescrita. Para que o engajamento dos estudantes no trabalho de reescrita de suas produções textuais pudesse se estabelecer e o aprimoramento da escrita pela reescrita pudesse ser efetivamente alcançado, uma interlocução pedagógica precisou ser incialmente estabelecida, para então ser aprofundada e, por fim, consolidada também na troca qualificada entre os pares. Do mesmo modo, uma série de procedimentos didáticos precisaram também se estabelecer e se consolidar no fazer da sala de aula. O investimento em um trabalho sistemático (a) de leitura (não só) dos gêneros a serem produzidos, (b) de elaboração conjunta de grades de avaliação informadas por critérios discursivos, (c) de apresentação de encaminhamentos de reescrita informados por esses critérios, mediante a mobilização de instrumentos diversificados, são alguns dos procedimentos didáticos que potencializaram o trabalho com (re)escrita e garantiram, de modo mais efetivo, que o trabalho de aprimoramento textual alcançasse êxito. Tudo isso possibilitou que os estudantes pudessem se engajar na interlocução pedagógica proposta e se apropriassem de modos para estabelecê-la de forma adequada e significativa também com seus pares, consolidando as aprendizagens. O trabalho desenvolvido com os participantes desta pesquisa demonstra, assim, que o ensino e a aprendizagem da escrita pela reescrita passa necessariamente pela construção conjunta de uma interlocução pedagógica que requer tempo e engajamento dos participantes ao longo de todas as etapas do trabalho pedagógico. É nesses termos que os estudantes poderão aprender que escrever é também reescrever e só assim poderão também instaurar uma interlocução pedagógica qualificada com seus pares. ...
Abstract
This doctorate dissertation addresses teaching and learning of writing through a systematic work of rewriting in High School. This investigation aimed to examine the effects of rewriting for improving students’ writing skills, considering the rewriting guidelines proposed to them, and then foster a discussion concerning promoting ways of working with rewriting in class. The data were generated within the framework of action research, which took place throughout one academic year with a group of ...
This doctorate dissertation addresses teaching and learning of writing through a systematic work of rewriting in High School. This investigation aimed to examine the effects of rewriting for improving students’ writing skills, considering the rewriting guidelines proposed to them, and then foster a discussion concerning promoting ways of working with rewriting in class. The data were generated within the framework of action research, which took place throughout one academic year with a group of students of the 2nd year of High School of a Federal Institute, during the classes of Portuguese Language and Literature II. The analyzed corpus is made of (a) documents generated throughout the implementation of the action research, (b) field notes, and (c) discussions done with focal groups. However, the focus of analysis is constituted by the different versions of the texts produced by the students and the rewriting activities proposed to them. The presented and analyzed data made possible to characterize, from the entire pedagogical path treaded with the participants, the gradual and ongoing work of establishing, deepening and consolidating what is named in this dissertation as pedagogical interlocution for improving writing through rewriting. For students to engage in the rewriting of their text productions, and for writing to be effectively improved through rewriting, first a pedagogical interlocution had to be established, then deepened, and finally consolidated through qualified peer exchanges. Likewise, a series of didactic procedures had to also be established and consolidated in classroom actions. The investment in a systematic work (a) of reading (not only) the genres to be produced, (b) of joint elaboration of assessment grids informed by discursive criteria, (c) of presentation of rewriting proposals informed by these criteria, by means of mobilizing diverse tools, are some of the didactic procedures that enhanced working with (re)writing and more effectively enabled text improvement to be successful. All of this made possible for students to engage in the proposed pedagogical interlocution and take ownership of ways to appropriately and significantly establish it also with their peers, consolidating learnings. The work developed with the participants of this study thus demonstrates that teaching and learning of writing through rewriting necessarily undergoes a joint construction of a pedagogical interlocution which demands time and engagement from the participants throughout all of the stages of the pedagogical work. It is in these terms that students shall be able to learn that writing is also rewriting, and only so shall they also establish a qualified pedagogical interlocution with their peers. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras. Programa de Pós-Graduação em Letras.
Coleções
-
Linguística, Letras e Artes (2910)Letras (1788)
Este item está licenciado na Creative Commons License