Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorJacques, Jocelise Jacques dept_BR
dc.contributor.authorPereira, Thiovane Da Rosapt_BR
dc.date.accessioned2025-01-07T06:55:51Zpt_BR
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/283010pt_BR
dc.description.abstractRealizar atividades cotidianas frequentemente requer a percepção visual das cores. Para pessoas que têm dificuldades em identificar e diferenciar determinadas cores, especialmente pessoas com daltonismo, isso pode ser um grande desafio diário. Por isso, estudos indicam que a identificação precoce do daltonismo, especialmente no ambiente escolar, é importante para que estratégias de adaptação sejam criadas. Esta pesquisa, de natureza aplicada e abordagem qualitativa, tem como objetivo propor um artefato do tipo instanciação para a identificação do daltonismo na educação infantil por educadores. Parte-se da hipótese de que um artefato baseado no Desenho Universal para Aprendizagem pode facilitar a identificação dos tipos de percepção visual das cores na educação infantil. Neste estudo, a coleta de dados foi realizada com educadores de crianças de 4 a 5 anos do Jardim B de Escola de Ensino Fundamental, porém o público-alvo pode abranger crianças desta faixa etária, seus educadores, pais e cuidadores. Utiliza-se a Design Science Research, combinando métodos abdutivo, dedutivo e indutivo. Os procedimentos metodológicos incluem: a) conscientização do problema, b) proposição e desenvolvimento do artefato; c) avaliação do artefato. Uma revisão sistemática de literatura identificou artefatos convencionais e propostas de novos artefatos. Além disso, foi realizada uma análise de similares de artefatos lúdico-pedagógicos. O resultado é o box "As Cores da Amiga Arara", que atendeu satisfatoriamente aos requisitos do projeto.pt_BR
dc.description.abstractCarrying out daily activities often requires visual color perception. For individuals facing challenges in identifying and distinguishing certain colors, especially those with color vision deficiency, this presents a significant daily hurdle. Therefore, studies indicate that early identification of color vision deficiency, especially in the school environment, is important for the creation of adaptation strategies. This research, of an applied nature and qualitative approach, aims to propose an instantiation artifact for the identification of color vision deficiency in early childhood education by educators. The hypothesis is that an artifact based on Universal Design for Learning can facilitate the identification of visual color perception types in early childhood education. In this study, data collection was carried out with educators of 4 to 5-year-old children from Class B of Elementary School, however, the target audience may include children of this age group, their educators, parents, and caregivers. However, the target audience may include children of this age group, their educators, parents, and caregivers. Design Science Research was employed, combining abductive, deductive, and inductive methods. The methodological procedures include: a) awareness of the problem, b) proposition and development of the artifact; c) evaluation of the artifact. A systematic literature review identified conventional artifacts and proposals for new artifacts. Additionally, an analysis of similar ludic-pedagogical artifacts was conducted. The result is the "The Colors of Friend Arara" box, which satisfactorily met the project's requirements.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDaltonismopt_BR
dc.subjectVisual color perceptionen
dc.subjectPercepção visualpt_BR
dc.subjectColor vision deficiencyen
dc.subjectEarly childhood educationen
dc.subjectCorpt_BR
dc.subjectObjetos de aprendizagempt_BR
dc.subjectUniversal design for learningen
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectArtifacten
dc.titleArtefato para a identificação do daltonismo na educação infantilpt_BR
dc.title.alternativeArtifact for identifying color vision deficiency in early childhood education en
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coCardoso, Eduardopt_BR
dc.identifier.nrb001218467pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Engenhariapt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Arquiteturapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Designpt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2024pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples