Educação permanente em saúde para os técnicos e auxiliares de Enfermagem que atuam em sala de vacinas
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Data
2024Tipo
Outro título
Continuing health education for nursing technicians and assistants who work in vaccination rooms
Educación continua en salud para técnicos y auxiliares de enfermería que trabajan en la sala de vacunación
Assunto
Resumo
Introdução: Sala de vacinas é um setor da Atenção Primária à Saúde (APS) destinado à aplicação de imunobiológicos, conforme o Calendário Nacional de Vacinação. A qualificação permanente dos profissionais que atuam neste espaço permite assegurar a confiança ao usuário e reduzir possíveis erros. Objetivo:Planejar, desenvolver, aplicar e avaliar ações de Educação Permanente em Saúde (EPS) para técnicos e auxiliares de Enfermagem no âmbito da sala de vacinas. Metodologia: Estudo qualitativo, do tip ...
Introdução: Sala de vacinas é um setor da Atenção Primária à Saúde (APS) destinado à aplicação de imunobiológicos, conforme o Calendário Nacional de Vacinação. A qualificação permanente dos profissionais que atuam neste espaço permite assegurar a confiança ao usuário e reduzir possíveis erros. Objetivo:Planejar, desenvolver, aplicar e avaliar ações de Educação Permanente em Saúde (EPS) para técnicos e auxiliares de Enfermagem no âmbito da sala de vacinas. Metodologia: Estudo qualitativo, do tipo pesquisa-ação, cujos participantes foram técnicos e auxiliares de Enfermagem que atuavam em serviço da APS de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil (n=31). Ações de EPS foram realizadas em três encontros, com intervalo de 30 dias e duração de, aproximadamente, duas horas. As informações registradas dos relatos dos participantes em cada encontro foram analisadas pela análise de conteúdo. Resultados: Foram identificadas fra-gilidades no cotidiano do trabalho na sala de vacinas envolvendo a comunicação entre os profissionais, a qualidade dos materiais, a dificuldade de manusear os sis-temas de informações, a quantidade de pessoas na sala de vacinas, a dificuldade de usuários que residiam fora do território acessarem o serviço para a vacinação e a falta de higiene adequada do local. Os equívocos mais comuns cometidos pelos profissionais foram os erros de registros e erros associados às idades limites das vacinas. A EPS ocasionou mudanças organizacionais, na comunicação interna e no fluxo de higienização. Houve uma percepção positiva da EPS pelos profissionais participantes. Conclusão: A EPS desencadeou a mobilização e o interesse dos técnicos e auxiliares de Enfermagem para o desenvolvimento permanente desta prática educativa, contemplando não só temas relacionados à vacinação, mas também assun-tos pertinentes ao trabalho da equipe de Enfermagem na APS. ...
Abstract
Introduction: Vaccination room is a sector of Primary Health Care (PHC) intended for the application of immunobiologicals, according to the National Vaccination Calendar. The per-manent qualification of professionals who work in this space ensures user confidence and reduces possible errors. Objective: To plan, develop, apply, and evaluate Permanent Health Education (PHC) actions for nursing technicians and assistants in the vaccination room in a PHC health service. Method: Qualitative study, o ...
Introduction: Vaccination room is a sector of Primary Health Care (PHC) intended for the application of immunobiologicals, according to the National Vaccination Calendar. The per-manent qualification of professionals who work in this space ensures user confidence and reduces possible errors. Objective: To plan, develop, apply, and evaluate Permanent Health Education (PHC) actions for nursing technicians and assistants in the vaccination room in a PHC health service. Method: Qualitative study, of the action research type, whose partici-pants were nursing technicians and assistants who worked in PHC services in Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brazil (n=31). EPS actions were carried out in three meetings, 30 days apart and lasting approximately two hours. The information recorded from participants' reports at each meeting was analyzed using content analysis. Results: Weaknesses were identified in the daily work in the vaccination room involving communication between professionals, the quality of materials, the difficulty of handling information systems, the number of people in the vaccination room, the difficulty of users who lived outside the territory accessing the ser-vice for vaccination and the lack of adequate hygiene in the area. The most common mistakes made by professionals were recording errors and errors associated with vaccine age limits. EPS caused organizational changes, in internal communication and in the hygiene flow. There was a positive perception of EPS by participating professionals. Conclusion: The EPS triggered the mobilization and interest of nursing technicians and assistants for the permanent deve-lopment of this educational practice, covering not only topics related to vaccination, but also issues pertinent to the work of the nursing team in PHC. ...
Resumen
El salón de vacunación es un sector de la Atención Primaria de Salud (APS) destinado a la aplicación de inmunobiológicos, según el Calendario Nacional de Vacunación. La cualificación permanente de los profesionales que trabajan en este espacio garantiza la confianza del usuario y reduce posibles errores. Objetivo: Planificar, desarrollar, aplicar y evaluar acciones de Educación Continua en Salud (EPS) para técnicos y auxiliares de enfer-mería en el ámbito de la sala de vacunación en un servicio ...
El salón de vacunación es un sector de la Atención Primaria de Salud (APS) destinado a la aplicación de inmunobiológicos, según el Calendario Nacional de Vacunación. La cualificación permanente de los profesionales que trabajan en este espacio garantiza la confianza del usuario y reduce posibles errores. Objetivo: Planificar, desarrollar, aplicar y evaluar acciones de Educación Continua en Salud (EPS) para técnicos y auxiliares de enfer-mería en el ámbito de la sala de vacunación en un servicio de salud de APS. Método: Estudio cualitativo, del tipo investigación acción, cuyos participantes fueron técnicos y auxiliares de enfermería que actuaban en servicios de APS en Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil (n=31). Las acciones de la EPS se llevaron a cabo en tres reuniones, con 30 días de diferen-cia y una duración aproximada de dos horas. La información registrada de los informes de los participantes en cada reunión se analizó mediante análisis de contenido. Resultados: Se identificaron debilidades en el trabajo diario en la sala de vacunación que involucran la comunicación entre profesionales, la calidad de los materiales, la dificultad en el manejo de los sistemas de información, el número de personas en la sala de vacunación, la dificultad de los usuarios que vivían fuera del territorio para acceder al servicio por vacunación y la falta de higiene adecuada en la zona. Los errores más comunes cometidos por los profesionales fueron errores de registro y errores asociados a los límites de edad de las vacunas. La EPS provocó cambios organizacionales, en la comunicación interna y en el flujo sanitario. Hubo una percepción positiva de la EPS por parte de los profesionales participantes. Conclusión:La EPS desencadenó la movilización y el interés de técnicos y auxiliares de enfermería para el desarrollo permanente de esa práctica educativa, abarcando no sólo temas relacionados a la vacunación, sino también cuestiones pertinentes al trabajo del equipo de enfermería en la APS. ...
Contido em
Revista saberes plurais : educação na saúde. Porto Alegre. Vol. 8, n. 2 (jul./dez. 2024), p. 1-15
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