Aplicabilidade do time-driven activity-based costing em uma instituição de ensino fundamental e médio
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Data
2012Tipo
Assunto
Resumo
Este artigo analisou a aplicabilidade do Time-driven Activity-based Costing (TDABC)em uma instituição de ensino fundamental e médio localizada na região metropolitana do Rio de Janeiro/RJ. O estudo proposto objetivou elaborar, através desta ferramenta de gestão, um instrumento de fácil aplicação e simplificado manuseio para apuração dos custos da empresa, para isto, foi construído o projeto-piloto em apenas um segmento da instituição, o de ensino infantil, que possuía as condições mais adequada ...
Este artigo analisou a aplicabilidade do Time-driven Activity-based Costing (TDABC)em uma instituição de ensino fundamental e médio localizada na região metropolitana do Rio de Janeiro/RJ. O estudo proposto objetivou elaborar, através desta ferramenta de gestão, um instrumento de fácil aplicação e simplificado manuseio para apuração dos custos da empresa, para isto, foi construído o projeto-piloto em apenas um segmento da instituição, o de ensino infantil, que possuía as condições mais adequadas para o desenvolvimento inicial do projeto, justificando-se relevante, dadaa necessidade da criação de uma metodologia de custeio eficaz na instituição, que permitisse uma melhor compreensão de seus reais custos, objetivando facilitar a tomada de decisão e servir de apoio para a construção de um modelo que contemple os demais segmentos da instituição escolar. Os resultados da pesquisa revelam que o TDABC aperfeiçoa o uso dos direcionadores de custos e que a sua aplicação pode ser viável em empresas menores, onde se faz necessário o uso de ferramentas mais simplificadas, práticas e dinâmicas, atendendo o modelo tais necessidades. Entre as limitações, podemos considerar que a sua aplicação em segmentos que possuam um número elevado de variações de atividades e o tempo para sua realização, o uso mostra-se dificultado. ...
Abstract
This article examined the applicability of Time-Driven Activity-Based Costing (TDABC)in an educational institution located in the metropolitan region of Rio de Janeiro. The proposed study aimed to develop this tool through a management tool for easy handling and simplified application for costs assessment of the unit there since the pilot project was built in only onesegment of the institution, school children, who had conditions more appropriate for the initial development of the project, just ...
This article examined the applicability of Time-Driven Activity-Based Costing (TDABC)in an educational institution located in the metropolitan region of Rio de Janeiro. The proposed study aimed to develop this tool through a management tool for easy handling and simplified application for costs assessment of the unit there since the pilot project was built in only onesegment of the institution, school children, who had conditions more appropriate for the initial development of the project, justifying relevant given the need to create an efficient costing methodology in the institution, to enable a better understanding of their actual costs, aiming to facilitate decision making and serve to support the construction of a model that includes other segments. The survey results reveal that TDABC optimize the use of cost drivers and that their application may be feasible in smaller companies where it is necessaryto use tools more streamlined and dynamic, given model such needs. Among the limitations, we can consider that its application segments which have a large number of variations of activities and time for its completion, the use appears to be hampered. ...
Contido em
Revista de Contabilidade Dom Adalberto. Santa Cruz do Sul, RS. Vol. 1, n. 2, dez. 2012, p. 1-16
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