Cinema, escrita de si e alteridade : experimentações com jovens universitários
Visualizar/abrir
Data
2024Tipo
Outro título
Cinema, self-writing and otherness experiments with young university students
Cine, escritura de sí y alteridad : experimentaciones con jóvenes universitarios
Assunto
Resumo
O artigo trata de uma pesquisa com estudantes universitários das áreas de Pedagogia e Comunicação em uma universidade pública, tendo como foco narrativas fílmicas e a produção textual de jovens a partir de experiênciaspessoal e coletiva com imagens de alteridade. Discute-se o pressuposto de que o cinema exige o outro e que é possível viver uma partilha do sensível no interior de experimentações didáticas, ocupadas com a formação ética e estética de estudantes.Seguindo pensadores como Michel Fou ...
O artigo trata de uma pesquisa com estudantes universitários das áreas de Pedagogia e Comunicação em uma universidade pública, tendo como foco narrativas fílmicas e a produção textual de jovens a partir de experiênciaspessoal e coletiva com imagens de alteridade. Discute-se o pressuposto de que o cinema exige o outro e que é possível viver uma partilha do sensível no interior de experimentações didáticas, ocupadas com a formação ética e estética de estudantes.Seguindo pensadores como Michel Foucault, Roland Barthes, Marie-José Mondzain, Jacques Rancière e Georges Didi-Huberman, tratamos de questões relativas aos temas foucaultianos da escrita de si e da estética da existência, com foco na experiência do sujeito-espectador. ...
Abstract
This paper deals with research with university students, in the areas of Pedagogy and Communication, at a public university, focusing on film narratives and the textual production of young people, based on a personal and collective experience with images of otherness. The assumption is that cinema demands the other and that it is possible to experience the sensible sharing, in didactic experiments, concerned with the ethical and aesthetic education of students. Following thinkers such as Michel ...
This paper deals with research with university students, in the areas of Pedagogy and Communication, at a public university, focusing on film narratives and the textual production of young people, based on a personal and collective experience with images of otherness. The assumption is that cinema demands the other and that it is possible to experience the sensible sharing, in didactic experiments, concerned with the ethical and aesthetic education of students. Following thinkers such as Michel Foucault, Roland Barthes, Marie-José Mondzain, Jacques Rancière and Georges Didi-Huberman, we deal with issues related to Foucault's themes of self-writing and the aesthetics of existence, focusing on the experience of the subject-spectator. ...
Resumen
El artículo aborda una investigación con estudiantes universitarios en las áreas de Pedagogía y Comunicació, de una universidad pública, centrándose en las narrativas cinematográficas y la producción textual de jóvenes a partir de experienciaspersonal y colectiva con imágenes de alteridad. Se discute el supuesto de que el cine exige al otro y que es posible experimentar un compartir de lo sensible en el interiorde experimentacionesdidácticas, preocupados por la formación ética y estética de los ...
El artículo aborda una investigación con estudiantes universitarios en las áreas de Pedagogía y Comunicació, de una universidad pública, centrándose en las narrativas cinematográficas y la producción textual de jóvenes a partir de experienciaspersonal y colectiva con imágenes de alteridad. Se discute el supuesto de que el cine exige al otro y que es posible experimentar un compartir de lo sensible en el interiorde experimentacionesdidácticas, preocupados por la formación ética y estética de los estudiantes. Siguiendo a pensadores como Michel Foucault, Roland Barthes, Marie-José Mondzain, Jacques Rancière y Georges Didi-Huberman, abordamos cuestiones relacionadas con los temas foucaultianos de la escritura de sí y la estética de la existencia, centrándonosen la experiencia del sujeto-espectador. ...
Contido em
Educação : teoria e prática. Rio Claro, SP. Vol. 34, n.68 (2024), p. 1-20
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (40711)Ciências Humanas (7082)
Este item está licenciado na Creative Commons License