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dc.contributor.advisorJacques, Jocelise Jacques dept_BR
dc.contributor.authorHoffmann, Anelise Todeschinipt_BR
dc.date.accessioned2024-12-04T06:52:44Zpt_BR
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/281934pt_BR
dc.description.abstractAs profissões estão sendo transformadas rapidamente com novas tecnologias e contextos de trabalho, representando um desafio aos professores, especialmente no ensino superior, os quais são diretamente responsáveis pela formação do profissional, e têm o papel de aliar o conhecimento técnico a diferentes habilidades como criatividade, visão sistêmica, trabalho em grupo, boa comunicação e aprendizagem contínua. Junta-se a este cenário, as tendências mundiais em aproximar a teoria da prática, a modificação do perfil do aluno e a metodologia de ensino tradicional que dificulta a interdisciplinaridade necessária ao século XXI. Nesse contexto, o ensino de Expressão Gráfica (EG) nos cursos de nível superior também vem sendo transformado pelo uso de novas tecnologias e é impactado pela falta de base em conhecimento geométrico dos calouros. Considerando a importância da EG para a formação em Engenharia, esta pesquisa visa contribuir com o ensino e aprendizagem da linguagem gráfica, através da abordagem criativa e colaborativa do Design Thinking na educação. O objetivo da pesquisa foi a proposição de diretrizes para a elaboração de atividades interdisciplinares nas disciplinas de expressão gráfica - limitando-se ao curso de Engenharia Civil da UFRGS. A experiência por meio da abordagem do Design Thinking proporcionou a elaboração de atividades interdisciplinares, enriquecidas pela reflexão dos educadores sobre seu novo papel como facilitadores. Inicialmente investigou-se o perfil dos estudantes e a visão atual e futura dos professores sobre as disciplinas de EG. A partir dessas iniciativas, houve a geração e seleção de alternativas de atividades, prototipagem e aplicação em sala de aula, considerando os conhecimentos prévios, nível crescente de dificuldade e os “observáveis” de cada etapa da atividade. Analisando o relato dessas ações, acredita-se que as diretrizes resultantes possam auxiliar os professores na proposição de novas atividades, facilitando o caminho dos insights à sua implementação, tornando uma prática corrente, disseminando o uso de metodologias ativas, e permitindo o exercício de habilidades e competências importantes para a formação em engenharia.pt_BR
dc.description.abstractProfessions are being rapidly transformed by new technologies and work contexts, posing a challenge to educators, especially in higher education, who are directly responsible for training professionals. They play a role in combining technical knowledge with various skills such as creativity, systemic vision, teamwork, effective communication, and continuous learning. Adding to this scenario are global trends in bridging theory and practice, the evolving student profile, and traditional teaching methodologies that hinder the interdisciplinarity required for the 21st century. In this context, the teaching of Graphic Expression (GE) in higher education courses is also being transformed by the use of new technologies and is impacted by the lack of foundational geometric knowledge among freshmen. Considering the importance of GE for engineering education, this research aims to contribute to the teaching and learning of the graphic language through the creative and collaborative approach of Design Thinking in education. The objective of the research was to propose guidelines for the development of interdisciplinary activities in Graphic Expression subjects, limited to the Civil Engineering course at UFRGS. The Design Thinking approach provided the development of interdisciplinary activities, enriched by educators' reflection on their new role as facilitators. Initially, the profile of the students and the current and future perspectives of the teachers on GE subjects were investigated. From these initiatives, the generation and selection of alternative activities, prototyping, and classroom application were carried out, considering prior knowledge, increasing levels of difficulty, and the “observables” of each stage of the activity. Analyzing the reports of these actions, it is believed that the resulting guidelines can assist educators in proposing new activities, facilitating the path from insights to implementation, making it a common practice, disseminating the use of active methodologies, and enabling the exercise of skills and competencies important for engineering education.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDesign thinkingpt_BR
dc.subjectDesign and technologyen
dc.subjectDesign thinking in educationen
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectMetodologias ativaspt_BR
dc.subjectHigher educationen
dc.subjectActive methodologiesen
dc.titleProposta de diretrizes para elaboração de atividades interdisciplinares em expressão gráfica apoiada na abordagem do Design Thinking na educaçãopt_BR
dc.title.alternativeProposal of guidelines for developing interdisciplinary activities in graphic expression supported by the Design Thinking approach in education en
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb001217087pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Engenhariapt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Arquiteturapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Designpt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2024pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


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