Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorTrein, Sérgio Robertopt_BR
dc.contributor.authorSouza, Vitória Roduit dept_BR
dc.date.accessioned2024-12-03T06:51:36Zpt_BR
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/281889pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo compreender de que maneira as estratégias persuasivas são empregadas na criação de fake news para persuadir a opinião pública. O estudo foca na análise das técnicas utilizadas para construir desinformações e explorar o impacto dessas práticas na percepção social. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, utilizando as técnicas de Análise de Conteúdo e Análise de Discurso para examinar o fenômeno das fake news. O método qualitativo permite explorar as nuances subjetivas e interpretar os significados por trás das peças de desinformação. A Análise de Conteúdo é aplicada para sistematizar e interpretar os materiais, identificando padrões e estratégias persuasivas. Já a Análise de Discurso ajuda a entender como a linguagem e os discursos moldam e reforçam as ideologias presentes nas fake news. Os resultados indicam que as estratégias persuasivas são efetivamente utilizadas na construção de fake news, influenciando e moldando a opinião pública de maneira significativa. No contexto da pós-verdade, as informações falsas se disseminam com facilidade, impactando a sociedade e demonstrando a necessidade de uma maior conscientização e capacidade crítica para enfrentar a desinformação.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPersuasão (Psicologia)pt_BR
dc.subjectFake newspt_BR
dc.subjectDesinformaçãopt_BR
dc.titleAs estratégias de persuasão na construção de fake news : uma análise do caso Jean Wyllys e do caso Jairo Jorgept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001215519pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2024pt_BR
dc.degree.graduationComunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidadept_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples