Direção de arte em jogos digitais : uma exploração aos elementos visuais na sua composição comunicacional
dc.contributor.advisor | Borba, Eduardo Zilles | pt_BR |
dc.contributor.author | Liberato, Miguel Ugalde | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-12-03T06:51:24Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2024 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/281871 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho apresenta sobre discussão sobre a presença da Direção de Arte (DA) na composição comunicacional de jogos digitais. Especialmente os aspectos visuais da DA são explorados em dois jogos digitais – Journey e Hollow Knight – que são caracterizados em suas interfaces pela presença marcante de elementos visuais. O seguinte problema de pesquisa foi formulado: de que forma a Direção de Arte é presenciada como elemento comunicacional dos jogos digitais? Para responder a essa problemática, além de apresentar uma fundamentação teórica que percorre ideias e conceitos da DA e dos jogos digitais com autores como Feldman (2001), Schell (2008), Rogers (2012), Zimmerman e Salen (2014), Tulleken (2015) e outros, também, uma abordagem empírica ao objeto de estudo foi realizada. Nesse sentido, observações a aplicação da DA nos jogos Journey e Hollow Kinight foram aplicadas pelo pesquisador, no sentido de explorar os produtos comunicacionais digitais e com isso fazer anotações descritivas e capturas de tela dos mesmos. A partir desses dados coletados, uma análise qualitativa foi realizada, na qual se procurou articular os achados práticos (observações) com a teoria dos autores previamente apresentados. Em suma, os resultados apontam que a DA cumpre papel fundamental na composição comunicacional de jogos digitais, tendo seus recursos utilizados de maneira abrangente. | pt_BR |
dc.description.abstract | This work presents a discussion about the presence of Art Direction (AD) in the communicational composition of the digital games. Especially the visual aspects of DA are explored in two digital games – Journey and Hollow Knight – which are characterized in their interfaces by the striking presence of visual elements. The following research problem was formulated: how is Art Direction seen as a communication element of digital games? To solve this problem, in addition to presenting a theoretical review covering ideas and concepts of AD and digital games with authors such as Feldman (2001), Schell (2008), Rogers (2012), Zimmerman and Salen (2014), Tulleken (2015) and others, also, an empirical approach to the object of study was carried out. In this sense, observations of the application of DA in the games Journey and Hollow Kinight were applied by the researcher, in order to explore digital communication products and thus make descriptive notes and screenshots of them. From these collected data, a qualitative analysis was carried out, in which we sought to articulate the practical findings (observations) with the theory of the authors previously presented. In short, the results indicate that DA plays a fundamental role in the communicational composition of digital games, with its resources used comprehensively. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Art Direction | en |
dc.subject | Direção de arte | pt_BR |
dc.subject | Games | en |
dc.subject | Jogos digitais | pt_BR |
dc.subject | Visual perception | en |
dc.subject | Journey | en |
dc.subject | Hollow Knight | en |
dc.title | Direção de arte em jogos digitais : uma exploração aos elementos visuais na sua composição comunicacional | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001215638 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2024 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidade | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Comunicação Social (1879)