Drag, monstruosidade e identidade : estudo sobre a percepção de drag monstras sobre si e sua participação no cenário drag da cidade de Porto Alegre/RS
dc.contributor.advisor | Primo, Alessandra Teixeira | pt_BR |
dc.contributor.author | Nascimento, Patrick Sutil do | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-12-03T06:50:38Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2023 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/281825 | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta monografia tem como tema a presença de drags monstras no cenário drag da cidade de Porto Alegre/RS. O drag, como uma expressão artística, conta com diversas abordagens estéticas. Além disso, tem se reconfigurado nos últimos anos, tornando-se um fenômeno nas mídias. A partir dessa diversidade e recente visibilidade, diversas cenas locais têm se desenvolvido mundo afora. É o caso de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Este trabalho se dedica a estudar a aparição de uma abordagem específica na cidade: as drags monstras. Por isso, tem como objetivo geral compreender as percepções das artistas entrevistadas sobre a sua arte drag monstra e a sua participação na cena drag local de Porto Alegre/RS. São considerados os objetivos específicos: a) averiguar os sentidos que as artistas drag monstras entrevistadas atribuem à sua identidade e a escolha de sua estética; b) compreender as significações de monstruosidade para as artistas entrevistadas e como elas as relacionam com a arte drag; c) analisar o que as artistas drag monstras entrevistadas buscam comunicar através de suas montações monstruosas; e d) analisar como as artistas entrevistadas se percebem na cena drag local de Porto Alegre/RS. A fim de atingir esses objetivos, o estudo adotou abordagem qualitativa e consistiu em pesquisa bibliográfica acerca das temáticas I) historicidade e tipologias drag; e II) monstruosidade, identidade e diferença. Como aporte teórico para a primeira temática, foi recorrido a Amanajás (2015), Baker (1994), Trevisan (2018), Rosa (2018), entre outros. Já para a segunda, Jeha (2007), Nazário (1998), Preciado (2022), França (2008), Cánepa (2008), Hall (2014), Silva (2014) e Landowski (2002). Além da pesquisa bibliográfica, dados foram coletados no campo a partir da realização de entrevistas semiestruturadas com 4 artistas drag monstras da cena porto-alegrense: Amessy Del Flamingo, Ptera Dactyla, Tiffany Plazza e Valkiria Montezuma. Esses dados foram tratados a partir da análise de conteúdo, inspirada por Bardin (1977). A partir da análise, foi possível concluir que essa abordagem drag trata de um grupo minoritário na cidade, que utiliza da monstruosidade drag para falar sobre si, configurando-se em um grupo político que reivindica contra a exclusão estabelecida por processos identitários. | pt_BR |
dc.description.abstract | The main subject of this monograph is the presence of drag monsters in the drag scene of the city of Porto Alegre/RS. Drag, as an artistic expression, has several aesthetic approaches. In addition, it has been reconfigured in recent years, becoming a phenomenon in the media. From this diversity and recent visibility, several local scenes have developed around the world. This is the case of Porto Alegre, in Rio Grande do Sul. This paper focuses on the appearance of a specific aesthetic in the city: the drag monsters. Therefore, it aims to understand the perceptions of the interviewed artists about their drag monster art and their participation in the local drag scene of Porto Alegre/RS. The specific objectives considered are: a) to ascertain the meanings that the interviewed drag artists attribute to their identity and the choice of their aesthetics; b) to understand the meanings of monstrosity for the interviewed artists and how they relate them to drag art; c) to analyze what the interviewed drag artists seek to communicate through their monstrous drag; and d) to analyze how the interviewed artists perceive themselves in the local drag scene of Porto Alegre/RS. In order to achieve these objectives, the study adopted a qualitative approach and consisted of bibliographic research on the themes I) historicity and drag typologies; and II) monstrosity, identity and difference. As a theoretical contribution to the first theme, Amanajás (2015), Baker (1994), Trevisan (2018), Rosa (2018), among others, were used. For the second, Jeha (2007), Nazário (1998), Preciado (2022), França (2008), Cánepa (2008), Hall (2014), Silva (2014) and Landowski (2002). In addition to the bibliographic research, data were collected in the field by the realization of semi-structured interviews with 4 drag monsters artists of the Porto Alegre scene: Amessy Del Flamingo, Ptera Dactyla, Tiffany Plazza and Valkiria Montezuma. These data were treated based on content analysis, inspired by Bardin (1977). From the analysis, it was possible to conclude that this drag aesthetic represents a minority group in the city, which uses drag monstrosity to talk about itself, configuring itself in a political group that claims against the exclusion established by identity processes. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Estudos de gênero | pt_BR |
dc.subject | Drag Monsters | en |
dc.subject | Drag Queens | en |
dc.subject | Identidade | pt_BR |
dc.subject | Monster | en |
dc.subject | Monstrosity | en |
dc.subject | Identity | en |
dc.subject | Difference | en |
dc.title | Drag, monstruosidade e identidade : estudo sobre a percepção de drag monstras sobre si e sua participação no cenário drag da cidade de Porto Alegre/RS | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001215984 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2024 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Comunicação Social: Habilitação em Relações Públicas | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Comunicação Social (1879)