Desafios e perspectivas no ensino do desenho à mão livre em cursos de graduação em Design
Visualizar/abrir
Data
2024Tipo
Resumo
O desenho à mão livre é uma prática de interpretação da realidade através de representações gráficas que não só facilita a comunicação visual, mas também estimula o raciocínio projetual e o pensamento produtivo, competências desejadas para designers. Quando assimilado de forma adequada, o desenho sustenta a criação de projetos inovadores que envolvem sistemas de informações visuais, artísticas, culturais e tecnológicas, sendo por isso amplamente abordado nos cursos de graduação em design. O pre ...
O desenho à mão livre é uma prática de interpretação da realidade através de representações gráficas que não só facilita a comunicação visual, mas também estimula o raciocínio projetual e o pensamento produtivo, competências desejadas para designers. Quando assimilado de forma adequada, o desenho sustenta a criação de projetos inovadores que envolvem sistemas de informações visuais, artísticas, culturais e tecnológicas, sendo por isso amplamente abordado nos cursos de graduação em design. O presente estudo objetiva discutir aspectos didáticos e pedagógicos que podem influenciar o processo de ensino-aprendizagem do desenho à mão livre em cursos de design, com base em entrevistas de grupo focal realizadas com especialistas (professores de desenho, designers e psicólogas). As opiniões e testemunhos foram analisados qualitativamente, e discorrem acerca da importância e função do desenho à mão livre, desafios no ensino, metodologias e abordagens pedagógicas, aspectos psicopedagógicos e emocionais e impacto das tecnologias digitais. Ademais, oferecem perspectivas futuras e recomendações gerais para o processo de ensino-aprendizagem do desenho à mão livre. ...
Contido em
Oliveira, Geísa Gaiger de; Núñez, Gustavo Javier Zani; Passos, Jaire Ederson (Orgs.). Design em pesquisa : vol 6. Porto Alegre : Marcavisual, 2024. p. 120-133
Coleções
-
Livros e Capítulos de Livros (5698)Ciências Sociais Aplicadas (1135)
Este item está licenciado na Creative Commons License