Onde é o After? : sonoridades LGBTQIA+ no After (2023), de Pabllo Vittar
dc.contributor.advisor | Conter, Marcelo Bergamin | pt_BR |
dc.contributor.author | Gil, Gabriel Guedes | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-11-30T06:48:34Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2024 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/281704 | pt_BR |
dc.description.abstract | Neste trabalho de conclusão de curso analisa-se a produção de sonoridades LGBTQIA+ no álbum After (2023), de Pabllo Vittar. O disco se apresenta como uma remixagem da obra anterior, o Noitada (2023). A problematização se volta para pensar, semioticamente, como a música produz sentido em seus elementos sonoros, culminando assim no problema de pesquisa: como o disco After engendra devires LGBTQIA+ em suas sonoridades? Partindo da obra conjunta de Deleuze e Guattari, o disco é tomado como um rizoma, onde diversas cadeias semióticas estão postas em relação. Diferentemente de uma estrutura radicular, o rizoma permite que a obra seja contemplada em toda a sua semiodiversidade, reconhecendo que seus elementos se desenvolvam não por oposição, mas inter-relação. Como metodologia, efetua-se uma escuta apoiada entre a semiótica da cultura e o método cartográfico, para dar conta de analisar as faixas do álbum através de um enfoque que reconhece a significação nos seus elementos sonoros. Por meio da análise, foi possível perceber algumas regularidades sonoras que permeiam o álbum e produzem a emergência de significação LGBTQIA+ que foi ouvido nele. Entre elas, a que mais se destaca é a forma como a persona de Pabllo Vittar é ressignificada no álbum através de seus processos de composição, resultando em várias expressões-Pabllo que atravessam toda a escuta do disco. Para realizar esse percurso investigativo, estruturamos o trabalho com um capítulo introdutório, no qual é apresentado o preâmbulo da pesquisa e o que orienta nossa problematização; no segundo capítulo, são descritas algumas práticas de remixagem desenvolvidas a partir da década de 1960, relacionadas com as composições remix do After; no terceiro capítulo, é construído o campo teórico que servirá de base para a condução da pesquisa, com base em Deleuze e Guattari; no quarto capítulo, o aparato metodológico no qual nos apoiamos para o empreendimento da análise das faixas é descrito, aproximando os conceitos da semiótica da cultura com o método cartográfico; no quinto capítulo, realizamos a descrição e a análise das faixas, reconhecendo os elementos que produzem significação nelas, e por fim, no sexto e último capítulo, apresentamos uma síntese dos resultados. | pt_BR |
dc.description.abstract | This paper analyzes the production of LGBTQIA+ sounds in the album After (2023), by Pabllo Vittar. The album is presented as a remix of the previous work, Noitada (2023). The problematization focuses on thinking, semiotically, about how music produces meaning in its sound elements, thus culminating in the research problem: how does the album After engenders LGBTQIA+ becomings in its sounds? Starting from the joint work of Deleuze and Guattari, the album is taken as a rhizome, where several semiotic chains are put in relation. Unlike a root structure, the rhizome allows the work to be contemplated in all its semiodiversity, recognizing that its elements develop not through opposition, but through interrelation. The methodology carries out a listening supported by the semiotics of culture and the cartographic method, to be able to analyze the tracks of the album through an approach that recognizes the meaning in its sound elements. Through the analysis, it was possible to perceive some sound regularities that permeate the album and produce the emergence of LGBTQIA+ meaning that we hear in it. Among them, the one that stands out the most is the way in which Pabllo Vittar's persona is re-signified in the album through her composition processes, resulting in several Pabllo-expressions that permeate the entire listening of the album. To carry out this investigative path, we structured the work with an introductory chapter, which presents the preamble of the research and guides our problematization; in the second chapter, some remixing practices developed since the 1960s are described, relating them to the remix compositions of After; in the third chapter, the theoretical field that will serve as a basis for conducting the research is constructed, based on Deleuze and Guattari; In the fourth chapter, the methodological apparatus on which we rely for the analysis of the soundtrack is described, bringing together the concepts of the semiotics of culture with the cartographic method. In the fifth chapter, we carry out the description and analysis of the tracks, recognizing the elements that produce meaning in them. Finally, in the sixth and last chapter, we present a summary of the results. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Semiotics of culture | en |
dc.subject | Semiótica da cultura | pt_BR |
dc.subject | Remix | en |
dc.subject | Música | pt_BR |
dc.subject | Pop music | en |
dc.subject | Pabllo Vittar | en |
dc.subject | Comunication | en |
dc.title | Onde é o After? : sonoridades LGBTQIA+ no After (2023), de Pabllo Vittar | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001214757 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2024 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidade | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
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TCC Comunicação Social (1879)