Psicopedagogia na socioeducação : entrelaçamentos e possibilidades
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Data
2024Tipo
Outro título
Psychopedagogy in socioeducation : intertwinings and possibilities
Assunto
Resumo
Este artigo tem como objetivo buscar aproximações existentes entre a Psicopedagogia e a Socioeducação. Para isso, contextualiza essas duas frentes de atuação e realiza uma revisão assistemática da literatura nas bases Repositório Digital LUME da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). A partir dos resultados encontrados, percebe-se serem escassas as discussões acerca do entrelaçam ...
Este artigo tem como objetivo buscar aproximações existentes entre a Psicopedagogia e a Socioeducação. Para isso, contextualiza essas duas frentes de atuação e realiza uma revisão assistemática da literatura nas bases Repositório Digital LUME da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). A partir dos resultados encontrados, percebe-se serem escassas as discussões acerca do entrelaçamento da Psicopedagogia à Socioeducação, mesmo que já existam trabalhos indicando preocupação com a aprendizagem dos adolescentes autores de atos infracionais. Comumente esses jovens estão fora da escola, com disparidade idade/ escolaridade, apresentando lacunas significativas na aprendizagem e vivenciando situações ansiogênicas geradas pelos trâmites judiciais – o quê, apesar de não ser o foco dos estudos encontrados, evidencia a necessidade de um trabalho psicopedagógico preventivo, diagnóstico e interventivo, segundo a singularidade de cada caso. Nas considerações, apresentam-se convergências teórico-práticas e se fortalecem os argumentos para a articulação efetiva dessas ciências, colocando em pauta situações corriqueiras nas dimensões biológicas, familiares, escolares, metodológicas e individuais das vidas dos socioeducandos, as quais impactam os processos de aprendizagem e possivelmente não seriam contempladas pela Psicopedagogia fora do Sistema de Garantia de Direitos da Socioeducação. ...
Abstract
This article aims to verify the connections between Psychopedagogy and Socioeducation. In order to achieve this, it contextualizes these two fields and carries out an unsystematic literature review in the Digital Repository LUME databases of the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS) and the Catalog of Theses and Dissertations of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES). Based on the results, it is observed that discussions about the intertwining of Ps ...
This article aims to verify the connections between Psychopedagogy and Socioeducation. In order to achieve this, it contextualizes these two fields and carries out an unsystematic literature review in the Digital Repository LUME databases of the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS) and the Catalog of Theses and Dissertations of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES). Based on the results, it is observed that discussions about the intertwining of Psychopedagogy with Socioeducation are scarce, even though there are already works indicating concern with the learning of adolescents who have committed infractions. Commonly, these adolescents are out of school, with age/ schooling disparity, presenting significant gaps in learning and experiencing stressful situations generated by judicial procedures - which, despite not being the focus of the studies found, it highlights the need for preventive, diagnostic and interventional psychopedagogical work, according to the singularity of each case. In its considerations, this article presents theoretical-practical convergences and strengthens the arguments for the effective articulation of these sciences, putting on the agenda everyday situations in the biological, family, school, methodological and individual dimensions of the lives of the adolescents, which impact the learning processes and possibly would not be addressed by Psychopedagogy outside the Socio-Education Rights Guarantee System. ...
Contido em
Revista psicopedagogia. São Paulo. Vol. 41, n. 125 (maio/ago. 2024), p. 366-381
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Nacional
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