Considerações sobre os jogos, a ludicidade e o design : uma revisão de obras recorrentemente citadas na Educação Matemática
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Data
2024Tipo
Outro título
Considerations about games, ludicityand design : a review of works frequently cited in Mathematics Educaction
Consideraciones sobre juegos, ludicidad y design : una revisión de trabajos frecuentemente citados en Educación Matemática
Assunto
Resumo
Esta revisãobibliográfica e ensaio teórico tem por objetivo apresentar discussões sobre jogos, ludicidade e design por meio da análise de três obras recorrentemente citadas em trabalhos provenientes do campo da Educação Matemática. Os livros em questão são Homo Ludens: o jogo como elemento da cultura, de Johan Huizinga, Os jogos e os homens: a máscara e a vertigem, de Roger Caillois, e A realidade em jogo: por que os games nos tornam melhores e como eles podem mudar o mundo, de Jane McGonigal. ...
Esta revisãobibliográfica e ensaio teórico tem por objetivo apresentar discussões sobre jogos, ludicidade e design por meio da análise de três obras recorrentemente citadas em trabalhos provenientes do campo da Educação Matemática. Os livros em questão são Homo Ludens: o jogo como elemento da cultura, de Johan Huizinga, Os jogos e os homens: a máscara e a vertigem, de Roger Caillois, e A realidade em jogo: por que os games nos tornam melhores e como eles podem mudar o mundo, de Jane McGonigal. A seleção destas monografias se deu por intermédio de uma revisão de literatura feita no Banco Digital de Teses e Dissertações (BDTD), analisando-se a frequência de citação/referência nos trabalhos filtrados e as potencialidades teóricas vislumbradas em cada uma. Mediante uma leitura detalhada das obras na íntegra, foi possível identificar e descrever alguns conceitos potencialmente relevantes, quais sejam: paidia, ágon, ludus, agôn, alea, mimicry, ilinx, delegação, estado de fluxo, fiero, recompensas intrínsecas e extrínsecas e atividades autotélicas. Com isso, espera-se que emerjam novos olhares a respeito dos jogos, da ludicidade e do design, especialmente quando aplicadas à Educação. ...
Abstract
This literature review and theoretical essay aims to present discussions about games, playfulness and design through the analysis of three works in these areas, glimpsing their effects in the field of Education. The books in question are Homo Ludens: a study of the play-element in culture, by Johan Huizinga, Man, play and games, by Roger Caillois, and Reality is broken: why games make us better and how they can change the world, by Jane McGonigal. Through a detailed reading of the works in thei ...
This literature review and theoretical essay aims to present discussions about games, playfulness and design through the analysis of three works in these areas, glimpsing their effects in the field of Education. The books in question are Homo Ludens: a study of the play-element in culture, by Johan Huizinga, Man, play and games, by Roger Caillois, and Reality is broken: why games make us better and how they can change the world, by Jane McGonigal. Through a detailed reading of the works in their entirety, it was possible to identify some potentially relevant concepts, namely: paidia, ágon, ludus, agôn, alea, mimicry, ilinx, delegation, flow state, fiero, intrinsic and extrinsic rewards and autotelic activities. Subsequently, the relationship of these concepts with school practices permeated by the use of games in the classroom is verified, corroborating the thesis that the game, as conceived and used by different interlocutors, has functioned as a tool for the constitution of certain types of subjects, aligned with the current neoliberal premises in contemporary society. ...
Resumen
Esta revisión bibliográfica y ensayo teórico tiene como objetivo presentar discusiones sobre juego, ludicidad y design a través del análisis de tres trabajos reconocidos en estas áreas, vislumbrando sus efectos en el campo de la Educación. Los libros en cuestión son Homo Ludens, de Johan Huizinga, Los juegos y los hombres: la máscara y el vértigo, de Roger Caillois, y ¿Por qué los videojuegos pueden mejorar tu vida y cambiar el mundo?: un encuentro entre el mundo virtual y el real en el que las ...
Esta revisión bibliográfica y ensayo teórico tiene como objetivo presentar discusiones sobre juego, ludicidad y design a través del análisis de tres trabajos reconocidos en estas áreas, vislumbrando sus efectos en el campo de la Educación. Los libros en cuestión son Homo Ludens, de Johan Huizinga, Los juegos y los hombres: la máscara y el vértigo, de Roger Caillois, y ¿Por qué los videojuegos pueden mejorar tu vida y cambiar el mundo?: un encuentro entre el mundo virtual y el real en el que las personas salen favorecidas, por Jane McGonigal. A través de una lectura detallada delas obras en su totalidad, fue posible identificar algunos conceptos potencialmente relevantes, a saber: paidia, ágon, ludus, agôn, alea, mimicry, ilinx, delegación, estado de flujo, fiero, recompensas intrínsecas y extrínsecas y actividades autotélicas. Posteriormente, se verifica la relación de estos conceptos con las prácticas escolares permeadas por el uso del juego en el aula, corroborando la tesis de que el juego, tal como lo conciben y utilizan diferentes interlocutores, ha funcionado como herramienta para la constitución de cierto tipo de sujetos, alineado con las premisas neoliberales vigentes en la sociedad contemporánea. ...
Contido em
Revista Educar Mais. Pelotas, RS. Vol. 8 (2024), p. 343-362
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