Pretagonismo na cena : pensando um processo de criação a partir de elementos da ancestralidade negra, uma dramaturgia negra e a relação de aquilombamento entre os seus criadores
Visualizar/abrir
Data
2024Autor
Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Assunto
Resumo
A presente pesquisa tece reflexões sobre o processo de uma obra artística que visa investigar o corpo negro na cena. Traça reflexões sobre a utilização de práticas corporais afro-diaspóricas em processos criativos nas artes cênicas a partir do movimento, dramaticidade e ancestralidade implicados no processo de criação de personagem, por meios de transmissão de saberes da religião de matriz afro-brasileira: a Umbanda. O delineamento da pesquisa se constrói a partir da observação das manifestaçõe ...
A presente pesquisa tece reflexões sobre o processo de uma obra artística que visa investigar o corpo negro na cena. Traça reflexões sobre a utilização de práticas corporais afro-diaspóricas em processos criativos nas artes cênicas a partir do movimento, dramaticidade e ancestralidade implicados no processo de criação de personagem, por meios de transmissão de saberes da religião de matriz afro-brasileira: a Umbanda. O delineamento da pesquisa se constrói a partir da observação das manifestações das entidades da umbanda, em especial do Exú Zé Pelintra. A isso junta-se, ainda, elementos da cultura afro-brasileira, os quais são reconhecidos como símbolo de resistência cultural e identidade do povo negro, com recortes de acontecimentos reais do ator na cena, para a realização da montagem do monólogo “Negreiros - histórias que a história não conta” do Grupo Teatral Leva Eu, situado em Viamão, Rio Grande do Sul. A dramaturgia do monólogo foi inspirada no poema “O navio negreiro”, de Castro Alves. Em diálogo com autores contemporâneos, Martins (2003) e Rufino (2017), a pesquisa discute e aponta caminhos de criação, direção e de produção de espetáculos cênicos que trazem o pretagonismo na cena. ...
Abstract
This research examines the artistic process of a performance piece that explore the representation of the Black body on stage. It reflects on the use of Afro-Diasporic corporeal practices in creative processes within the performing arts, based on the movement, drama and ancestry involved in the character creation process, through means of transmitting knowledge of the Afro-Brazilian religion: Umbanda. The research design is built from the observation of the manifestations of Umbanda entities, e ...
This research examines the artistic process of a performance piece that explore the representation of the Black body on stage. It reflects on the use of Afro-Diasporic corporeal practices in creative processes within the performing arts, based on the movement, drama and ancestry involved in the character creation process, through means of transmitting knowledge of the Afro-Brazilian religion: Umbanda. The research design is built from the observation of the manifestations of Umbanda entities, especially Exú Zé Pelintra. Added to this are elements of Afro-Brazilian culture, which are recognized as a symbol of cultural resistance and identity of black people, with excerpts from real events of the actor on the scene, to produce the monologue “Negreiros - Histórias that the story doesn’t tell” by Grupo Teatral Leva Eu, located in Viamão, Rio Grande do Sul. The dramaturgy of the monologue was inspired by the poem O navio negreiro (O ship negreiro), by Castro Alves. In dialogue with contemporary authors, Martins (2003) and Rufino (2017), the research discusses and points out ways of creating, directing and producing scenic shows that bring pretagonism to the scene. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas.
Coleções
-
Linguística, Letras e Artes (2893)Artes Cênicas (221)
Este item está licenciado na Creative Commons License