As instituições privadas estão tomando decisões públicas : um estudo sobre Rio Grande do Sul e Ceará
Visualizar/abrir
Data
2023Tipo
Outro título
Private institutions are making public decisions : a study on Rio Grande do Sul and Ceará
Assunto
Resumo
Neste artigo apresentamos levantamento realizado no Rio Grande do Sul e Ceará acerca das instituições privadas que atuam na área de educação nestes estados. Trata-se de uma pesquisa que ocorrede forma simultânea no RS e CE e aqui apresentamos resultados parciais de mapeamento que ocorreu de janeiro a junho de 2023 e janeiro a junho de 2022. Estruturamos através de duas figuras as instituições e a intervenção do privado no público, com o objetivo de deixar claro que atualmente temos uma linha mu ...
Neste artigo apresentamos levantamento realizado no Rio Grande do Sul e Ceará acerca das instituições privadas que atuam na área de educação nestes estados. Trata-se de uma pesquisa que ocorrede forma simultânea no RS e CE e aqui apresentamos resultados parciais de mapeamento que ocorreu de janeiro a junho de 2023 e janeiro a junho de 2022. Estruturamos através de duas figuras as instituições e a intervenção do privado no público, com o objetivo de deixar claro que atualmente temos uma linha muito tênue entre púbico e privado. A pesquisa diz respeito a participações destas instituições, nas formações, no gerenciamento e controle da ação educacional dentro das escolas. Identificamos que a ação das instituições privadas difere nos dois estados. Enquanto no CE elas estão dentro das escolas, intervindo na gestão da escola e na sala de aula, na avaliação dos alunos, na formação dos professores, no RS, o privado age diretamente nas formações dos professores presencial e online. Como premissa de nossas considerações finais, temos por objetivo jogar luz sobre o processo acelerado da invasão do setor privado no território do público. ...
Abstract
In this article we present a survey carried out in Rio Grande do Sul and Cearáabout the private institutions that work in the area of education in these states. This is a research that takes place simultaneously in RS and CE and here we present partial results of the mapping that took place from January to June 2023 and January to June 2022. We structure the institutions and the private intervention in the public, in order to make it clear that we currently have a very fine line between public ...
In this article we present a survey carried out in Rio Grande do Sul and Cearáabout the private institutions that work in the area of education in these states. This is a research that takes place simultaneously in RS and CE and here we present partial results of the mapping that took place from January to June 2023 and January to June 2022. We structure the institutions and the private intervention in the public, in order to make it clear that we currently have a very fine line between public and private. The research concerns the participation of these institutions, in the formations, in the management and control of the educational action inside the schools. We identified that the action of private institutions differs in the two states. While in Ceará they are inside schools, intervening in school management and in the classroom,in student assessment, in teacher training, in RS, the private sector acts directly in face-to-face and online teacher training. As a premise for our final remarks, we aim to shed light on the accelerated process of private sector invasion of public territory. ...
Contido em
Cuadernos de Educación y Desarrollo. Portugal. Vol. 15, n. 9 (set. 2023), p. 9083-9100
Origem
Estrangeiro
Coleções
-
Artigos de Periódicos (40305)Ciências Humanas (6926)
Este item está licenciado na Creative Commons License