Biodigestores para sustentabilidade energética em escolas de educação infantil: um estudo de caso em Imbé/RS
Visualizar/abrir
Data
2024Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
O presente estudo avaliou a viabilidade da implementação de biodigestores em escolas de educação infantil no município de Imbé/RS, visando o aproveitamento energético, a gestão sustentável de resíduos e a promoção da educação ambiental. No desenvolvimento do trabalho foram investigados a quantidade de resíduos alimentares (RAL) gerados nas escolas e o potencial de substituição do gás liquefeito de petróleo (GLP) por biogás produzido localmente. A pesquisa envolveu a coleta de dados através de q ...
O presente estudo avaliou a viabilidade da implementação de biodigestores em escolas de educação infantil no município de Imbé/RS, visando o aproveitamento energético, a gestão sustentável de resíduos e a promoção da educação ambiental. No desenvolvimento do trabalho foram investigados a quantidade de resíduos alimentares (RAL) gerados nas escolas e o potencial de substituição do gás liquefeito de petróleo (GLP) por biogás produzido localmente. A pesquisa envolveu a coleta de dados através de questionários, pesagem de resíduos, análise do potencial de substituição de GLP por biogás e estudo de viabilidade econômica da implementação de biodigestores. A viabilidade econômica foi realizada através de parâmetros como: Valor Presente Líquido (VPL), Taxa Interna de Retorno (TIR) e Payback. Os resultados indicam que a implementação de biodigestores em quatro escolas de educação infantil pode reduzir em aproximadamente R$ 17.000,00 por ano dos custos operacionais das escolas para o município a partir do 4º (quarto) ano, além de reduzir 3 ton de CO2 eq/ano. Portanto, a adoção de biodigestores nas escolas de educação infantil de Imbé/RS tem viabilidade econômica e ambiental, contribuindo para um futuro mais sustentável e educando as futuras gerações sobre a importância da gestão adequada de resíduos e o uso de energias renováveis. ...
Abstract
This study evaluated the feasibility of implementing biodigesters in early childhood education schools in the municipality of Imbé/RS, focusing on energy utilization, sustainable waste management, and the promotion of environmental education. The study investigated the amount of organic waste generated in schools and the potential for replacing liquefied petroleum gas (LPG) with locally produced biogas. The research involved data collection through questionnaires, waste weighing, analysis of th ...
This study evaluated the feasibility of implementing biodigesters in early childhood education schools in the municipality of Imbé/RS, focusing on energy utilization, sustainable waste management, and the promotion of environmental education. The study investigated the amount of organic waste generated in schools and the potential for replacing liquefied petroleum gas (LPG) with locally produced biogas. The research involved data collection through questionnaires, waste weighing, analysis of the potential for replacing LPG with biogas, and an economic feasibility study of biodigester implementation. The economic viability was assessed using parameters such as Net Present Value (NPV), Internal Rate of Return (IRR), and Payback. The results indicate that implementing biodigesters in four early childhood education schools could reduce operational costs by approximately R$ 17,000.00 per year for the municipality starting from the 4th year, in addition to reducing 3 tons of CO2 eq/year. Therefore, the adoption of biodigesters in the early childhood education schools of Imbé/RS is economically and environmentally feasible, contributing to a more sustainable future and educating future generations on the importance of proper waste management and the use of renewable energy. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Campus Litoral Norte. Curso de Engenharia de Gestão de Energia - Litoral Norte: Bacharelado.
Coleções
-
TCC Engenharias (5855)
Este item está licenciado na Creative Commons License