Relato de experiência : estágio curricular não obrigatorio de educação física em um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS)
Visualizar/abrir
Data
2024Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) investiga a experiência de estágio curricular não obrigatório em Educação Física no Centro de Atenção Psicossocial II (CAPS II) do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), vinculado ao Sistema Único de Saúde (SUS) do Brasil. Os CAPS emergem como uma alternativa fundamental na transformação do modelo tradicional de tratamento psiquiátrico, ao deixar de lado os manicômios e centrar em abordagens terapêuticas inovadoras, principalmente no que diz ...
O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) investiga a experiência de estágio curricular não obrigatório em Educação Física no Centro de Atenção Psicossocial II (CAPS II) do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), vinculado ao Sistema Único de Saúde (SUS) do Brasil. Os CAPS emergem como uma alternativa fundamental na transformação do modelo tradicional de tratamento psiquiátrico, ao deixar de lado os manicômios e centrar em abordagens terapêuticas inovadoras, principalmente no que diz ao envolvimento de profissionais de diferentes áreas da saúde. É nesse encontro, de multiprofissionais, que o papel do educador físico torna-se objeto de análise e reflexão do presente trabalho. Desta forma, esse estudo é motivado pela necessidade de compreender as diferentes concepções de Educação Física desenvolvidas ao longo do período estágio. Tendo como base a própria experiência durante esse período, ao examinar a transformação do próprio autor enquanto agente imerso nas vivências proporcionadas pelo CAPS. Anterior ao início do estágio, compreendia-se a Educação Física focada no aspecto biológico e no desempenho físico, um entendimento hegemônico. Contudo, a imersão no CAPS proporcionou uma nova perspectiva, revelando o potencial da Educação Física como ferramenta na busca da autonomia do indivíduo no contexto da saúde mental. A escolha do CAPS como campo de estágio e tema central do TCC se justifica pela intenção de explorar como a Educação Física pode contribuir para a reabilitação psicossocial dos indivíduos. A pesquisa é fundamentada na revisão da literatura sobre a reforma sanitária e psiquiátrica no Brasil, bem como sobre a estrutura e o funcionamento dos CAPS, com o objetivo de analisar o impacto das oficinas terapêuticas na promoção da saúde mental dos usuários. Este estudo visa, portanto, não apenas documentar a experiência prática adquirida durante o estágio como contribuir para o debate acerca do papel do professor de Educação Física em ambientes voltado à saúde mental. Assim, este trabalho propõe uma visão mais ampla e integrada da atuação prática profissional e amplia as fronteiras do que tradicionalmente se entende por Educação Física dentro do Sistema Único de Saúde. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança. Curso de Educação Física: Bacharelado.
Coleções
-
TCC Educação Física (1260)
Este item está licenciado na Creative Commons License