Trajetórias e desdobramentos do hóquei sobre grama na comunidade da cidade de Canoas/RS : um estudo descritivo
Visualizar/abrir
Data
2024Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
O presente estudo, a partir de uma abordagem qualitativa descritiva, objetivou descrever trajetórias e desdobramentos do hóquei sobre grama para a comunidade da cidade de Canoas no Rio Grande do Sul. Para a investigação foram realizadas entrevistas semiestruturadas. Posteriormente a transcrição dessas, houve a criação de uma lista de unidades de significado que chamaram atenção e a partir da análise e categorização dos mesmos pude aprender que: através da iniciativa voluntária de um dos atuais ...
O presente estudo, a partir de uma abordagem qualitativa descritiva, objetivou descrever trajetórias e desdobramentos do hóquei sobre grama para a comunidade da cidade de Canoas no Rio Grande do Sul. Para a investigação foram realizadas entrevistas semiestruturadas. Posteriormente a transcrição dessas, houve a criação de uma lista de unidades de significado que chamaram atenção e a partir da análise e categorização dos mesmos pude aprender que: através da iniciativa voluntária de um dos atuais gestores há uma continuidade no trabalho iniciado na cidade a mais de 10 anos; gestores do esporte e governantes da cidade valorizam o esporte como ferramenta educacional para jovens; devido haver um ambiente socializador e acolhedor para os praticantes do projeto, na perspectiva social, o hóquei possui um certo efeito protetivo para seus participantes; a disseminação da prática traz para a cidade além de uma nova modalidade, um meio para qualificação dos docentes; a comunidade é premiada com mais um espaço gratuito de socialização através do esporte; parcerias firmadas entre setores públicos ajudaram a alavancar o hóquei sobre grama na cidade e no estado; e a inserção do hóquei no Projeto Atleta Cidadão do Futuro e a construção do campo dentro do Centro Olímpico Municipal, futuramente, poderão constituir-se como marcos históricos para o esporte e para a cidade. ...
Abstract
The present study, from a descriptive qualitative approach, aimed to describe trajectories and developments of field hockey to the community of Canoas at Rio Grande do Sul. For the investigation, semi-structured interviews were conducted. After the transcription of these, there was the creation of a list of units of meaning that caught the attention and from the analysis and categorization of them I could learn that: through the voluntary initiative of one of the current managers there is a con ...
The present study, from a descriptive qualitative approach, aimed to describe trajectories and developments of field hockey to the community of Canoas at Rio Grande do Sul. For the investigation, semi-structured interviews were conducted. After the transcription of these, there was the creation of a list of units of meaning that caught the attention and from the analysis and categorization of them I could learn that: through the voluntary initiative of one of the current managers there is a continuity in the work started in the city more than 10 years ago; sport managers and city government officials value sport as an educational tool for young people; Because there is a socializing and welcoming environment for project’s students, from the social perspective, hockey has a certain protective effect for its participants; The dissemination of practice brings to the city beyond a new modality, a means for qualifying teachers; The community is rewarded with another free socialization space through sport; Partnerships established between public sectors helped to boost field hockey in the city and at the state; and the inclusion of hockey in the project called Atleta Cidadão do Futuro and the construction of the field inside the Municipal Olympic Center, in the future, can be constituted as historical landmarks for sport and for the city. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança. Curso de Educação Física: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Educação Física (1262)
Este item está licenciado na Creative Commons License