“Meu delírio é a experiência com coisas reais”: o encontro entre a matemática, o teatro, as crônicas, as…
Visualizar/abrir
Data
2024Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Este trabalho, cujo assunto envolve a Matemática e Arte, e de maneira mais direta: a Matemática e Teatro, é uma pesquisa que discutirá as percepções dos alunos nesse contexto de sala de aula, ainda com o auxílio das crônicas para tal. A questão diretriz que conduz este trabalho é: “Quais as conexões um grupo de estudantes estabelece com a Matemática ao produzir performances teatrais usando crônicas?”. Para que pudesse respondê-la, realizei uma prática de pesquisa que versou em seis encontros se ...
Este trabalho, cujo assunto envolve a Matemática e Arte, e de maneira mais direta: a Matemática e Teatro, é uma pesquisa que discutirá as percepções dos alunos nesse contexto de sala de aula, ainda com o auxílio das crônicas para tal. A questão diretriz que conduz este trabalho é: “Quais as conexões um grupo de estudantes estabelece com a Matemática ao produzir performances teatrais usando crônicas?”. Para que pudesse respondê-la, realizei uma prática de pesquisa que versou em seis encontros semanais e mais um dia da peça (a apresentação final) com uma turma do Laboratório de Matemática e Arte de um colégio de Porto Alegre. Turma essa composta por 10 alunos, do 7º ao 9º ano do Ensino Fundamental, com o intuito de analisar quais foram essas conexões, como elas surgiram, discutir a Imagem Social da Matemática e a expressão dos alunos. A pesquisa é qualitativa, ou seja, se interessa mais pelos processos do que propriamente com um resultado final. A prática já é um dado levantado ao longo da pesquisa, assim como as entrevistas, as imagens, áudios e o vídeo da peça no final. Com os dados produzidos durante a pesquisa, percebi que as conexões mostradas e ditas pelos alunos foram as mais variadas, desde que o teatro pode ajudar a desmistificar a matemática e aproximar ela do aluno, até que as duas áreas, teatro e matemática, ajudam na expressão, seja de quem somos ou do que queremos mostrar. Ainda, para os alunos, o teatro pode ajudar a contar as histórias da matemática, de maneira lúdica e mais interessante para os discentes, também ajudando nessa desmistificação. Também, a união da matemática e do teatro pode ajudar no desenvolvimento da criticidade dos estudantes, ao entenderem que a matemática não é só número, mas que pode ser expressa de outras maneiras, como por exemplo com o “tempo”, assunto da peça desenvolvida pelo grupo de teatro. ...
Abstract
This work, whose subject involves Mathematics and Art, and more directly: Mathematics and Theater, is a research that will discuss students' perceptions in this classroom context, still with the help of chronicles for this purpose. The guiding question that drives this work is: “What connections does a group of students establish with Mathematics when producing theatrical performances using chronicles?” So that I could answer it, I carried out a research practice that consisted of six weekly me ...
This work, whose subject involves Mathematics and Art, and more directly: Mathematics and Theater, is a research that will discuss students' perceptions in this classroom context, still with the help of chronicles for this purpose. The guiding question that drives this work is: “What connections does a group of students establish with Mathematics when producing theatrical performances using chronicles?” So that I could answer it, I carried out a research practice that consisted of six weekly meetings and another day of the play (the final presentation) with a class from the Mathematics and Art Laboratory of a school in Porto Alegre. This class was made up of 10 students, from the 7th to the 9th year of Elementary School, with the aim of analyzing what these connections were, how they emerged, discussing the Social Image of Mathematics and the students' expression. The research is qualitative, that is, it is more interested in the processes than in the final result. The practice is already a data collected throughout the research, as well as the interviews, images, audios and video of the play at the end. With the data produced during the research, I realized that the connections shown and said by the students were the most varied, from theater can help to demystify mathematics and bring it closer to the student, to the two areas, theater and mathematics, help in expression, whether of who we are or what we want to show. Furthermore, for students, theater can help tell mathematics stories, in a playful and more interesting way for students, also helping with this demystification. Also, the union of mathematics and theater can help in developing students' criticality, as they understand that mathematics is not just numbers, but that it can be expressed in other ways, such as with “time”, the subject of the play developed by the theater group. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Matemática e Estatística. Curso de Matemática: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Matemática (406)
Este item está licenciado na Creative Commons License