Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCampos, Heleniza Ávilapt_BR
dc.contributor.authorMenezes, Andressa Valentin dept_BR
dc.date.accessioned2024-10-26T06:57:04Zpt_BR
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/280609pt_BR
dc.description.abstractA urbanização contemporânea produz espaços cada vez mais complexos e extensos, demandando a existência de vias capazes de conectar esses territórios longínquos. Entretanto, infraestruturas de transporte desta magnitude são projetadas na escala regional e com frequência minimizam ou anulam o olhar para a escala local, onde acabam produzindo barreiras e rupturas no tecido urbano e na organização espacial. Com vista nisso, a pesquisa se propõe a entender qual a participação das estruturas viárias de integração regional na fragmentação socioespacial do território de uma cidade não polo e quais os efeitos desse fenômeno nas dinâmicas intraurbanas. Para tanto, tem-se como objeto de estudo a rodovia federal BR-116 e a linha de trem metropolitano na cidade de Sapucaia do Sul, localizada no centro do eixo estratégico formado entre as cidades de Porto Alegre e Novo Hamburgo, duas centralidades da Região Metropolitana de Porto Alegre. O estudo de caso, de caráter primariamente quantitativo, observou que ambas as vias ocasionam o efeito barreira que contribui para a fragmentação socioespacial na cidade, apresentando diferenciações na acessibilidade, morfologia e no uso e ocupação do solo em lados opostos dos eixos viários. Com isso, é reiterada a importância do planejamento urbano integrado entre cidades que constituem um espaço metropolitano conurbado, e a necessidade de observar os territórios para além dos polos regionais.pt_BR
dc.description.abstractContemporary urbanizaton produces increasingly complex and extensive spaces, requiring the existence of roads capable of connecting these territories. However, transport infrastructures of this magnitude are designed on a regional scale and often minimize the atention given to the local scale, where they end up resulting in barriers and ruptures in the urban fabric and spatial organization. With this in mind, the research aims to understand the role of regional integration structures in the socio-spacial fragmentation of the territory of a city that is not a metropolitan center and the effects of these phenomena on intra-urban dynamics. Therefore, the object of study is the federal highway BR-116 and the metropolitan train line in the city of Sapucaia do Sul, located in the center of the strategic axis formed between the cities of Porto Alegre and Novo Hamburgo, two primary ciries in the Metropolitan Region of Porto Alegre. The case study, primarily quantitative in nature, found that both structures caused the barrier effect that contributes to socio-spacial fragmentation in the city, presenting differences in accessibility, morphology, and land use and occupation on opposite sides of the structures. With this, the importance of integrated urban planning for metropolitan cities and their integrated territories is reiterated, as well as the need to observe territories beyond large regional cities.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectBarrier effecten
dc.subjectMobilidade urbanapt_BR
dc.subjectEspaço urbano : Fragmentaçãopt_BR
dc.subjectSocio-spatal fragmentatonen
dc.subjectAnálise socioespacialpt_BR
dc.subjectTransport infrastructureen
dc.subjectSapucaia do Sul (RS)pt_BR
dc.subjectUrban and regional planningen
dc.titleAnálise do efeito barreira das infraestruturas de transporte regionais na escala intraurbana : um olhar sobre a fragmentação socioespacial em Sapucaia do Sul/RSpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001212907pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Arquiteturapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regionalpt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2024pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples