Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorDias, Ana Cristina Garciapt_BR
dc.contributor.authorGoes, Isadora Garcia dept_BR
dc.date.accessioned2024-10-26T06:57:00Zpt_BR
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/280603pt_BR
dc.description.abstractA tomada de riscos faz parte do desenvolvimento humano. Esses podem ser negativos e positivos, os segundos tendem a aumentar o bem-estar dos indivíduos. Existe uma escassez de estudos sobre riscos positivos, tema relevante para o desenvolvimento humano. Esta dissertação buscou 1) apresentar um panorama teórico inicial sobre os estudos que abordam a tomada de riscos na juventude e 2) adaptar uma escala de tomada de riscos positivos para jovens adultos universitários brasileiros. Foram desenvolvidos dois estudos, uma revisão narrativa e uma pesquisa empírica. O Estudo I apresenta um panorama geral sobre as pesquisas de tomada de riscos na juventude. Constatou-se que diferentes abordagens teóricas contribuíram para o avanço dos estudos sobre a tomada de riscos positivos, demonstrando a complexidade do fenômeno. Neste campo é necessário que os riscos sejam avaliados enquanto um dos elementos na tomada de decisão. Este precisa ser compreendido a partir de diferentes variáveis contextuais, não sendo reduzido unicamente a uma compreensão de tendências biológicas. O Estudo II apresenta o processo de tradução, adaptação e produção de evidências de validade e fidedignidade para a versão brasileira do instrumento Positive Risk-Taking Scale (PRTS). Trata-se de um estudo quantitativo transversal realizado com universitários brasileiros de dezoito a vinte e nove anos, de ambos os sexos. Observou-se que o modelo unidimensional identificado na escala original foi encontrado no processo de tradução, adaptação e busca de evidências de validade. Juntos, os achados desta dissertação fornecem subsídios para o desenvolvimento de estudos brasileiros sobre o tema.pt_BR
dc.description.abstractRisk-taking is part of human development. These risks can be negative or positive, with the latter tending to increase individuals' well-being. There is a scarcity of studies on positive risk-taking, a relevant topic for human development. This dissertation aimed to 1) present an initial theoretical overview of studies addressing risk-taking in youth and 2) adapt a scale of positive risk-taking for Brazilian young adult university students. Two studies were conducted, a theoretical essay and an empirical research. Study I provides a general overview of research on risk-taking in youth. It was found that different theoretical approaches have contributed to advancing studies on positive risk-taking, demonstrating the complexity of the phenomenon. In this field, it is necessary to evaluate risks as one of the elements in decision-making. This needs to be understood through different contextual variables, not solely reduced to an understanding of biological tendencies. Study II presents the process of translation, adaptation, and production of evidence of validity and reliability for the Brazilian version of the Positive Risk-Taking Scale (PRTS). This is a cross-sectional quantitative study conducted with Brazilian university students aged eighteen to twenty-nine, of both genders. It was observed that the unidimensional model identified in the original scale was found in the process of translation, adaptation, and validation evidence search. Together, the findings of this dissertation provide support for the development of Brazilian studies on the topic.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAssunção de riscospt_BR
dc.subjectPositive risk-takingen
dc.subjectEstudantes universitáriospt_BR
dc.subjectYouthen
dc.subjectUniversity studentsen
dc.subjectValidade do testept_BR
dc.subjectValidityen
dc.subjectTraduçãopt_BR
dc.subjectEstudantes universitáriospt_BR
dc.subjectInstrument adaptationen
dc.subjectReliabilityen
dc.subjectComportamento do adolescentept_BR
dc.subjectAvaliação psicológicapt_BR
dc.titleEscala de tomada de riscos positivos : um estudo sobre jovens adultos universitários brasileirospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001212717pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Psicologia, Serviço Social, Saúde e Comunicação Humanapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Psicologiapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2024pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples