Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPeruffo, Luizapt_BR
dc.contributor.authorSilva, Andréa Catrópa dapt_BR
dc.date.accessioned2024-10-26T06:56:49Zpt_BR
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/280592pt_BR
dc.description.abstractEsta dissertação propõe-se a investigar as transformações no mercado editorial brasileiro decorrentes da digitalização. O foco é na remodelação da comercialização e nos modos de distribuição de livros no Brasil, à luz de novos formatos como os E-books e os audiolivros. A pesquisa também analisa o impacto da pandemia da Covid-19 no setor, acelerando a digitalização e alterando os hábitos de consumo cultural. Considera-se as particularidades econômicas do Brasil e seu efeito na adoção do mercado de livros digitais. Os objetivos incluem a análise dos principais números divulgados oficialmente pelo primeiro Censo do Livro Digital (2017) e pelas posteriores pesquisas do setor encomendadas pela SNEL e pela CBL e realizadas pela Nielsen (2019 – 2023). A metodologia envolve revisão bibliográfica e análise de dados de pesquisas setoriais do mercado, publicadas desde fins dos anos 1990 até 2023, além de uma breve comparação com índices macroeconômicos da economia nacional. Foram realizadas, ainda, entrevistas qualitativas com profissionais e pesquisadores da indústria editorial. Com esse percurso, o artigo apresenta uma visão panorâmica das práticas em torno livros impressos, Ebooks e Audiobooks e uma compreensão das novas formas de organização do mercado editorial no Brasil durante as primeiras décadas do século XXI.pt_BR
dc.description.abstractThis dissertation aims to investigate the transformations in the Brazilian publishing market driven by digitalization. The focus is on the reshaping of commercialization and distribution methods of books in Brazil, with particular attention to new formats such as E-books and Audiobooks. The research also examines the impact of the Covid-19 pandemic on the sector, which has accelerated digitalization and altered cultural consumption habits. This study considers the economic particularities of Brazil and their influence on the adoption of the digital book market. The objectives include analyzing key statistics from the first Digital Book Census (2017) and subsequent sector surveys commissioned by SNEL and CBL and conducted by Nielsen (2019- 2023). The methodology involves a literature review and analysis of sectoral market research data published from the late 1990s to 2023, along with a brief comparison with macroeconomic indicators of the national economy. Additionally, qualitative interviews were conducted with professionals and researchers in the publishing industry. Through this multifaceted approach, the article provides an overview of practices surrounding printed books, E-books, and Audiobooks, offering insights into the new organizational forms emerging in the Brazilian publishing market in the early 21st century.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEconomiapt_BR
dc.subjectDigital book marketen
dc.subjectLivropt_BR
dc.subjectDigitalization of the publishing sectoren
dc.subjectMercadopt_BR
dc.subjectBook economyen
dc.titleImpactos da digitalização e da globalização no mercado editorial brasileiro (2016-2023)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001213352pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Ciências Econômicaspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Economiapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2024pt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples