Avaliação ecológica momentânea da regulação emocional em indivíduos com transtorno de déficit de atenção/hiperatividade : uma revisão de escopo
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Data
2023Orientador
Co-orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
A desregulação emocional é um fator prevalente em indivíduos com Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH). Com o objetivo de desenvolver intervenções assertivas, diferentes ferramentas são utilizadas para acessar esse processo em amostras com o transtorno. Nesta revisão de escopo, analisamos como a avaliação ecológica momentânea(Ecological Momentary Assessment - EMA) é utilizada para essa mensuração. A recomendação Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses ...
A desregulação emocional é um fator prevalente em indivíduos com Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH). Com o objetivo de desenvolver intervenções assertivas, diferentes ferramentas são utilizadas para acessar esse processo em amostras com o transtorno. Nesta revisão de escopo, analisamos como a avaliação ecológica momentânea(Ecological Momentary Assessment - EMA) é utilizada para essa mensuração. A recomendação Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses Protocols (PRISMA extension for Scoping Reviews) foi utilizada para revisar estudos resgatados de duas diferentes bases de dados. Foram aplicados critérios de elegibilidade e extraídas informações sobre como a EMA era aplicada para acessar a regulação emocional no TDAH. Os resultados indicaram que 58,33% dos estudos foram realizados com crianças, tendo o uso majoritário do método observacional. Também foi verificado que em 50% dos estudos a EMA foi aplicada por assistentes digitais pessoais e, em todos eles, aplicada por contingente de sinal. Constatou-se que a característica de frequência e tempo de duração da avaliação mais utilizada é de 3 vezes ao dia por 28 dias. Além disso, 75% dos estudos analisados realizaram treinamento para aplicação do protocolo e todos eles registraram mais de 80% de aderência da amostra à avaliação. Mais de 58% das pesquisas utilizaram a EMA para acessar apenas comportamentos relacionados à regulação emocional. Discutem-se achados importantes que vão de encontro ao que propõe a literatura, como a eficácia do protocolo para mensurar os processos regulatórios no TDAH. Contudo, são debatidas limitações de pesquisa, como a baixa exploração desse campo. ...
Abstract
Emotional dysregulation is a prevalent factor in individuals with Attention Deficit/Hyperactivity Disorder (ADHD). In order to develop assertive interventions, different tools are used to access this process in samples with this disorder. In this scoping review, we analyze how the Ecological Momentary Assessment (EMA) is used for this measurement. The recommendation Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses Protocols (PRISMA extension for Scoping Reviews) was used to re ...
Emotional dysregulation is a prevalent factor in individuals with Attention Deficit/Hyperactivity Disorder (ADHD). In order to develop assertive interventions, different tools are used to access this process in samples with this disorder. In this scoping review, we analyze how the Ecological Momentary Assessment (EMA) is used for this measurement. The recommendation Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses Protocols (PRISMA extension for Scoping Reviews) was used to review studies retrieved from two different databases. Eligibility criteria were applied and information was extracted on how the EMA was applied to assess emotional regulation in ADHD. The results indicated that 58.33% of the studies were carried out with children with the majority use of the observational method. It was also verified that in 50% of the studies the EMA was applied by personal digital assistants and, in all of them, applied by signal contingent. It was found that the most used characteristic of frequency and duration of the evaluation is 3 times a day for 28 days. In addition, 75% of the analyzed studies carried out training for the application of the protocol and all of them registered more than 80% of adherence of the sample to the evaluation. More than 58% of the studies used the EMA to assess only behaviors related to emotional regulation. Important findings are discussed that confirm what the literature had already proposed, such as the effectiveness of the protocol to measure the regulatory processes in ADHD. However, research limitations are debated, such as the low exploration of this field. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Psicologia. Curso de Psicologia.
Coleções
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TCC Psicologia (439)
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