Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorWeiss, Maurício Andradept_BR
dc.contributor.authorCussolim, Karoline de Oliveirapt_BR
dc.date.accessioned2024-10-09T06:50:46Zpt_BR
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/279793pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho buscou analisar o potencial cultural dos materiais educacionais regionais produzidos pela Associação Nova Escola – instituição do terceiro setor voltada para iniciativas de educação sem fins lucrativos – entre os anos de 2021 e 2022 (e que seguem em produção para novos estados do Brasil). Tais materiais foram criados para estados parceiros da empresa como apoio às soluções de defasagem na aprendizagem e, ao longo de sua produção, foram inseridas características de apoio à cultura local das escolas beneficiadas pelos programas estaduais. Portanto, termos linguísticos, imagens locais, exercícios sobre geografia local e textos de produtores locais desses estados estão presentes na avaliação, de modo a discutir seguinte dúvida: como o conteúdo regionalizado pode apoiar iniciativas não apenas educacionais, mas também culturais para essas comunidades? A análise aqui desenvolvida volta-se, em especial, para o prisma do financiamento por meio de políticas públicas de manutenção e conservação das culturas locais de estados do território nacional por meio de materiais físicos ou digitais, como livros. Pessoas responsáveis pela criação dos materiais em questão foram consultadas para expor a visão que têm dos potenciais do material regionalizado, de tal forma que o seu conteúdo, primariamente educacional, pudesse ser entendido como apoio cultural. Como base para estas análises, uma revisão bibliográfica sobre a economia institucional foi realizada para que fosse possível balizar os custos e os potenciais desse material para alcançar a possibilidade de integração e submissão em políticas públicas da cultura.pt_BR
dc.description.abstractThis article seeks to analyze the cultural potential of regionalized educational materials produced by Associação Nova Escola - non-profit organization for the educational area - between the years 2021 and 2022 (and which are still being produced for new states in Brazil). Such materials were created for the company's partner states to support learning gaps solutions during the COVID-19 pandemic period, and throughout their production, resources were included to support the local culture of the schools that benefited from state programs. Therefore, linguistic terms, local images, exercises on local geography and texts from local producers from these States are presented in this evaluation, and there is a question as to whether this content could support not only educational but also cultural initiatives for these communities. This analysis is focused, in particular, on the prism of financing through public policies for the maintenance and conservation of local cultures in states within the national territory through physical or digital materials such as books. People responsible for creating projects and public-school teachers who used it in the classroom were consulted about their vision of the potential of this material, in such a way that its content, mainly educational, could be understood also as a cultural support or not. At the same time, a bibliographical review on institutional economics was carried out so that it was possible to determine the costs and potential of this material to achieve the possibility of integration and submission into public cultural policies.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.subjectCultural potentialen
dc.subjectRegionalized educational contenten
dc.subjectEconomia institucionalpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectInstitutional economicsen
dc.subjectPublic policiesen
dc.titlePotencial cultural e econômico de materiais educacionais regionalizadospt_BR
dc.title.alternativeCultural and economic potential of regionalized educational content en
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001212483pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Ciências Econômicaspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Economiapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2024pt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples