A importância do estudo da sexualidade infantil na graduação de licenciatura em Educação Física
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Data
2024Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
O presente estudo teve como objetivo investigar a importância de abordar a temática da sexualidade na infância na Graduação de Licenciatura em Educação Física da UFRGS e compreender como os discentes se sentem para atuar sobre essa temática nos Estágios de Docência obrigatórios. A metodologia utilizada neste Trabalho é qualitativa, de natureza descritiva-interpretativa, realizada por meio de análises de documentos, questionários, diário de campo e entrevista. Os principais resultados obtidos fo ...
O presente estudo teve como objetivo investigar a importância de abordar a temática da sexualidade na infância na Graduação de Licenciatura em Educação Física da UFRGS e compreender como os discentes se sentem para atuar sobre essa temática nos Estágios de Docência obrigatórios. A metodologia utilizada neste Trabalho é qualitativa, de natureza descritiva-interpretativa, realizada por meio de análises de documentos, questionários, diário de campo e entrevista. Os principais resultados obtidos foram que existe a importância de disciplinas de caráter obrigatório no currículo do Curso de Licenciatura em Educação Física da UFRGS que abordem a temática da sexualidade na infância com carga horária e em etapas mais adequadas. Também, foi constatado que existem lacunas institucionais na Graduação que causam uma possível defasagem didática que leva ao receio na hora da atuação docente. Posto isso, percebe-se que essa temática deve ser desenvolvida na formação inicial, para que seja, também, desenvolvida na educação básica, assim como sugere a legislação. Apesar da pauta, atualmente, aparecer na súmula de duas disciplinas do curso de Licenciatura em Educação Física da UFRGS, ainda existe a necessidade da inclusão da sexualidade na infância como tópico da formação inicial. Em última análise, uma inclusão maior à temática da sexualidade na infância iria auxiliar, tanto para cessar com a defasagem didática sobre a temática, quanto para criar ambientes mais lúdicos e seguros para as crianças da educação escolar. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança. Curso de Educação Física: Licenciatura.
Coleções
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TCC Educação Física (1262)
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