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dc.contributor.advisorDullo, Eduardopt_BR
dc.contributor.authorJungbeck, Barbarapt_BR
dc.date.accessioned2024-10-08T06:48:55Zpt_BR
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/279754pt_BR
dc.description.abstractEssa dissertação discute três diferentes períodos temporais da atuação de religiosos católicos na Vila Maria da Conceição, zona leste da cidade de Porto Alegre, detendo-se em transformações e continuidades que aconteceram perante a emergência de um “catolicismo negro na atualidade”. A metodologia empregada foi a observação participante com enfoque etnográfico, entrevistas semiestruturadas e a análise de dois livros, escritos em forma de relato por uma das agentes católicas. O primeiro período analisado data do final dos anos 1940 e apresenta o início do trabalho missionário de irmã Nely Capuzzo, pertencente à Congregação das Missionárias de Jesus Crucificado, com os moradores da Vila. O segundo abrange os anos 1950 a 1970, discutindo as transformações operadas pela “economia da caridade” proposta pela irmã Nely. O terceiro e último período temporal se dá a partir do final dos anos 1970 até a atualidade, analisando a emergência de um “catolicismo negro” operado por frades Capuchinhos. O argumento central mobilizado na discussão aponta que mesmo diante da passagem temporal e das mudanças nas práticas religiosas, ocorreu uma continuidade na forma de atuação católica na Vila Maria da Conceição: o catolicismo permaneceu preocupado com problemas da ordem do mundano, atuando com a finalidade da promoção da transformação social, o que chamei de um “raciocínio moral consequencialista” (Robbins, 2004).pt_BR
dc.description.abstractThis dissertation discusses three different temporal periods of the activities of Catholic clergy in Vila Maria da Conceição, located in the eastern zone of Porto Alegre. It focuses on the transformations and continuities that occurred in the face of the emergence of “Black Catholicism” in contemporary times. The methodology employed involved participant observation with an ethnographic focus, semi-structured interviews, and analysis of historical books and materials. The first period observed dates back to the late 1940s and marks the beginning of the missionary work of Sister Nely Capuzzo, belonging to the Congregation of the Missionaries of the Crucified Jesus, with the residents of the Vila. The second period spans from the 1940s to the 1960s, discussing the transformations brought about by the "economy of charity" proposed by Sister Nely. The third and final temporal period extends from the late 1970s to the present day, analyzing the emergence of a Black Catholicism operated by Capuchin friars. The central argument mobilized in the discussion suggests that despite the passage of time and changes in Catholic practices, there has been a continuity in the form of Catholic activity in Vila Maria da Conceição: Catholicism has remained concerned with worldly issues, acting with the purpose of promoting social transformation, which I have termed a "consequencialist moral reasoning" (Robbins, 2004).en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectBrazilian Catholicismen
dc.subjectCatolicismo : Brasilpt_BR
dc.subjectInculturationen
dc.subjectNegrospt_BR
dc.subjectMoralpt_BR
dc.subjectMoralen
dc.subjectÉticapt_BR
dc.subjectEthicsen
dc.subjectBlack Catholicismen
dc.title“Quando eu vi, já tava aqui” : a formação moral de um catolicismo negropt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001212313pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Antropologia Socialpt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2024pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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