É como diz o ditado : produto gráfico como instrumento para o compartilhamento intergeracional de memórias familiares
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Data
2024Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
As memórias familiares são parte fundamental da formação do indivíduo. Através da oralidade, os “guardiões da memória” (gerações anteriores, como avós) repassam suas histórias aos mais novos, construindo um ciclo de conhecimento intangível. O presente trabalho tem como objetivo apresentar o desenvolvimento de um produto gráfico que promova o compartilhamento intergeracional de memórias familiares. As metodologias de Munari (2002), Mattè (2013) e Human Centered Design (2015) foram combinadas par ...
As memórias familiares são parte fundamental da formação do indivíduo. Através da oralidade, os “guardiões da memória” (gerações anteriores, como avós) repassam suas histórias aos mais novos, construindo um ciclo de conhecimento intangível. O presente trabalho tem como objetivo apresentar o desenvolvimento de um produto gráfico que promova o compartilhamento intergeracional de memórias familiares. As metodologias de Munari (2002), Mattè (2013) e Human Centered Design (2015) foram combinadas para desenvolver um projeto que incentive o compartilhamento de memórias entre jovens da Geração Z e pessoas idosas, respondendo ao seguinte problema de projeto: "Como um produto gráfico pode contribuir para o compartilhamento intergeracional da memória familiar?". A primeira etapa, Ouvir, iniciou-se com uma pesquisa bibliográfica sobre memória individual e coletiva, memórias de família, a relação entre design e memória e os campos do Design Emocional e Design para o Bem-Estar. Após isso, o público-alvo foi definido e analisado, seguido da realização de entrevistas com especialistas e jovens. Para encerrar essa etapa, foi realizado o enquadramento do Desafio em Design, que permitiu detectar os impactos pretendidos, e a realização da Pesquisa de Contexto, que mapeia as ações realizadas pela sociedade, atualmente, a fim de atender ao problema exposto. Esse conjunto de informações permitiu o início da etapa Criar, caracterizada pela geração de propostas para o conceito do produto e de alternativas de projeto. Por fim, a etapa Desenvolver agrupou as atividades relacionadas ao desenvolvimento projetual, como a identidade visual, os componentes e a embalagem. Assim, foi possível prototipar um produto gráfico em formato de jogo da memória, que utiliza a temática dos ditados populares para incentivar o compartilhamento intergeracional de memórias de família. ...
Abstract
Family memories are a fundamental part of an individual's formation. Through orality, the “memory keepers” (previous generations, such as grandparents) pass on their stories to the younger generation, building a cycle of intangible knowledge. The aim of this work is to present the development of a graphic product that promotes the intergenerational sharing of family memories. The methodologies of Munari (2002), Mattè (2013) and Human Centered Design (2015) were combined to develop a project tha ...
Family memories are a fundamental part of an individual's formation. Through orality, the “memory keepers” (previous generations, such as grandparents) pass on their stories to the younger generation, building a cycle of intangible knowledge. The aim of this work is to present the development of a graphic product that promotes the intergenerational sharing of family memories. The methodologies of Munari (2002), Mattè (2013) and Human Centered Design (2015) were combined to develop a project that encourages the sharing of memories between young people from Generation Z and older people, answering the following project problem: “How can a graphic product contribute to the intergenerational sharing of family memories?”. The first stage, Hear, began with a literature search on individual and collective memory, family memories, the relationship between design and memory and the fields of Emotional Design and Design for Well-Being. The target audience was then defined and analyzed, followed by interviews with experts and young people. To conclude this stage, the Design Challenge was framed, allowing the intended impacts to be detected, and Context Research was carried out, mapping the actions currently being taken by society to address the problem. This set of information allowed the Create stage to begin, characterized by the generation of proposals for the product concept and design alternatives. Finally, the Deliver stage brought together the activities related to design development, such as the visual identity, components and packaging. It was thus possible to prototype a graphic product in the form of a memory game, which uses the theme of popular sayings to encourage the intergenerational sharing of family memories. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Arquitetura. Curso de Design de Produto.
Coleções
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TCC Design (387)
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