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dc.contributor.advisorCamini, Patríciapt_BR
dc.contributor.authorAraújo, Isadora Perottopt_BR
dc.date.accessioned2024-10-03T06:53:32Zpt_BR
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/279593pt_BR
dc.description.abstractA pesquisa apresenta um produto educacional criado para consolidação do ensino da leitura na alfabetização de crianças em turmas heterogêneas, em uma perspectiva de metodologia ativa, e orientado por princípios do Desenho Universal para a Aprendizagem. O objetivo geral do estudo é identificar possibilidades didáticas de aplicação dos princípios do Desenho Universal para a Aprendizagem no ensino da leitura na alfabetização de crianças. Esse objetivo foi desdobrado em três objetivos específicos: 1) Identificar quais são os princípios básicos das teorizações sobre Desenho Universal para a Aprendizagem; 2) Identificar práticas pedagógicas que tiveram êxito na aplicação do Desenho Universal para a Aprendizagem nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e no ensino da leitura; e 3) Elaborar um produto educacional para aplicação dos princípios do Desenho Universal para a Aprendizagem no ensino da leitura na alfabetização de crianças. Para atingir os objetivos específicos 1 e 2, utilizou-se como ferramenta a revisão de literatura. A metodologia para alcançar o objetivo específico 3 foi organizada em 7 etapas: 1) Pesquisa e definição do produto educacional a ser desenvolvido; 2) Definição da temática, conteúdo, objetivos e público-alvo; 3) Definição do desafio proposto pela caixa de aprendizagem; 4) Levantamento de materiais úteis para o planejamento; 5) Definição dos materiais que iriam compor a caixa; 6) Desenvolvimento dos materiais; e 7) Confecção do protótipo. O produto resultante desta pesquisa foi a "Caixa de Aprendizagem: guardiões das Abelhas", inspirada em modelo de "cajas de aprendizaje", popular na Espanha. A análise dos resultados identificou a potencialidade da proposta das caixas de aprendizagem para o planejamento de metodologias ativas orientadas pelo DUA, que apostem mais na diversificação de atividades do que na diferenciação. Em relação à acessibilidade para deficiências sensoriais e intelectuais específicas, este não foi o foco do trabalho, uma vez que se encontram facilmente trabalhos sobre o DUA em língua portuguesa exclusivamente com esse foco e não como uma abordagem também para o planejamento cotidiano para a heterogeneidade dos níveis de conhecimento em leitura e escrita na sala de aula. Como percebe-se o DUA popularizado como uma abordagem mais ampla na proposta das caixas de aprendizagem no modelo espanhol, este trabalho seguiu na mesma perspectiva. Ao testar o produto futuramente, outras limitações certamente serão identificadas e poderão ser aprimoradas. Produzir uma caixa envolve bastante pesquisa e tempo, principalmente quando se trata de assimilar elementos novos. No entanto, espera-se que alternativas sigam sendo criadas e que, com sua popularização, possam se tornar cada vez mais acessíveis e até distribuídas por políticas públicas como alternativas didáticas, como já ocorre com livros e jogos didáticos.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.titleCaixa de aprendizagem : uma proposta de metodologia ativa orientada pelo Desenho Universal para a Aprendizagem para consolidação do ensino da leitura na alfabetizaçãopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001212133pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2024pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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