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dc.contributor.advisorAndrade, Sandra dos Santospt_BR
dc.contributor.authorTroian, Alícia Antonia Teixeirapt_BR
dc.date.accessioned2024-10-03T06:53:26Zpt_BR
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/279589pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho de conclusão de curso tem como tema as representações de gênero na literatura infantil brasileira, em específico, nos livros selecionados pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) de 2018. O objetivo geral da pesquisa é analisar as representações de gênero e seus significados a partir das narrativas e ilustrações em livros literários selecionados no Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) Literário. Com base neste objetivo, surgiu o seguinte objetivo específico: perceber se os livros apresentam rupturas com os modelos mais tradicionais de representação de gênero, e se outros modos de dizer sobre o feminino vêm se colocando na literatura. A pesquisa foi feita na perspectiva teórica dos Estudos Culturais, sendo o conceito de representação a ferramenta analítica central, para a realização da análise cultural. Os principais autores utilizados no trabalho foram Stuart Hall, Tomaz Tadeu da Silva, Guacira Louro, Joan Scott. O material empírico da pesquisa são 6 livros do acervo do PNLD, objeto literário de 2018: Lorotas e Fofocas (2013); Molicha (2014); Alafiá e a Pantera que Tinha Olhos de Rubi (2015); A Menina Furacão e o Menino Esponja (2017); Pinóquia (2017); e Apuka (2018). A análise abrange tanto as narrativas verbais quanto às ilustrações dos livros, buscando compreender significados atribuídos às representações de gênero. Os resultados indicam que, embora as representações de gênero nos livros literários ainda preservem características clássicas, como a associação das meninas à maternidade e ao cuidado, e dos meninos ao poder e à liderança, algumas rupturas são observadas. Infelizmente, o trabalho conclui que, apesar de algumas mudanças, a literatura infantil analisada ainda carece de diversidade nas representações de gênero. Para que todas as crianças possam se ver refletidas nas histórias que leem ou ouvem, é fundamental que novas narrativas sejam incluídas e visibilizadas nos livros que compõem acervos de literatura presentes nas escolas públicas.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectLiteratura infantilpt_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectEstudos culturaispt_BR
dc.titleRepresentações de gênero na literatura infantil do PNLD 2018 literáriopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001211732pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2024pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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