Representações de gênero na literatura infantil do PNLD 2018 literário
dc.contributor.advisor | Andrade, Sandra dos Santos | pt_BR |
dc.contributor.author | Troian, Alícia Antonia Teixeira | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-10-03T06:53:26Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2024 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/279589 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho de conclusão de curso tem como tema as representações de gênero na literatura infantil brasileira, em específico, nos livros selecionados pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) de 2018. O objetivo geral da pesquisa é analisar as representações de gênero e seus significados a partir das narrativas e ilustrações em livros literários selecionados no Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) Literário. Com base neste objetivo, surgiu o seguinte objetivo específico: perceber se os livros apresentam rupturas com os modelos mais tradicionais de representação de gênero, e se outros modos de dizer sobre o feminino vêm se colocando na literatura. A pesquisa foi feita na perspectiva teórica dos Estudos Culturais, sendo o conceito de representação a ferramenta analítica central, para a realização da análise cultural. Os principais autores utilizados no trabalho foram Stuart Hall, Tomaz Tadeu da Silva, Guacira Louro, Joan Scott. O material empírico da pesquisa são 6 livros do acervo do PNLD, objeto literário de 2018: Lorotas e Fofocas (2013); Molicha (2014); Alafiá e a Pantera que Tinha Olhos de Rubi (2015); A Menina Furacão e o Menino Esponja (2017); Pinóquia (2017); e Apuka (2018). A análise abrange tanto as narrativas verbais quanto às ilustrações dos livros, buscando compreender significados atribuídos às representações de gênero. Os resultados indicam que, embora as representações de gênero nos livros literários ainda preservem características clássicas, como a associação das meninas à maternidade e ao cuidado, e dos meninos ao poder e à liderança, algumas rupturas são observadas. Infelizmente, o trabalho conclui que, apesar de algumas mudanças, a literatura infantil analisada ainda carece de diversidade nas representações de gênero. Para que todas as crianças possam se ver refletidas nas histórias que leem ou ouvem, é fundamental que novas narrativas sejam incluídas e visibilizadas nos livros que compõem acervos de literatura presentes nas escolas públicas. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Literatura infantil | pt_BR |
dc.subject | Gênero | pt_BR |
dc.subject | Estudos culturais | pt_BR |
dc.title | Representações de gênero na literatura infantil do PNLD 2018 literário | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001211732 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2024 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
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TCC Pedagogia (1401)