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dc.contributor.advisorNogues, Camila Perespt_BR
dc.contributor.authorAzevedo, Gabriela Castro dept_BR
dc.date.accessioned2024-10-03T06:53:23Zpt_BR
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/279582pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho de conclusão de curso trata-se da percepção das estudantes de Pedagogia da UFRGS acerca da matemática, tendo como objetivo geral identificar a percepção dessas estudantes sobre a área da matemática desenvolvida ao longo do curso. À vista disso, foram definidos como objetivos específicos: a) investigar como as alunas caracterizam os seus sentimentos em relação à matemática; b) entender como as alunas descrevem o seu processo de aprendizagem na área da matemática; c) analisar a grade curricular do curso de Pedagogia da UFRGS em relação às disciplinas da área da matemática; d) discutir sobre a possibilidade de influência da ansiedade matemática na prática das futuras professoras. Visando atingir os objetivos delineados, a metodologia desta pesquisa foi desenvolvida através de uma entrevista elaborada para três grupos: uma para as estudantes que estão nos semestres iniciais do curso, a segunda para as estudantes que estão cursando ao menos uma das disciplinas que abordam a matemática e a terceira para as estudantes que já concluíram as disciplinas referentes à matemática, analisando sua relação e segurança com a matemática após passar pelas disciplinas específicas da área. Em consideração a isso, as entrevistas foram realizadas com 14 estudantes, sendo elas 2 estudantes dos semestres iniciais da Pedagogia, 5 estudantes que estão cursando pelo menos uma das disciplinas referentes a matemática e 7 estudantes que já concluíram as disciplinas de matemática. O roteiro da entrevista refere-se à relação que cada uma possui com a matemática tanto no período da escolarização quanto da graduação. Também foi aplicado um questionário de ansiedade à matemática com as estudantes, caracterizado como escala likert, o qual permitiu verificar possíveis indícios de ansiedade matemática nas participantes. Nessa direção, com base nos dados coletados a partir das entrevistas, constatou-se que a maioria das alunas têm uma relação negativa com a matemática desde a escola, a quantidade de disciplinas relacionadas à área da matemática na graduação é desaprovada por todas as participantes da pesquisa e as mesmas relatam que ao longo das aulas destas disciplinas há carências de orientações acerca das suas futuras práticas. De modo consequente, os resultados encontrados na escala da ansiedade à matemática revelam que há alunas na Pedagogia da UFRGS com sinais de ansiedade matemática, sendo possível inferir que estes sinais são advindos da infeliz relação com a matemática desde os anos escolares e refletem na relação delas com a matemática na graduação. Acredita-se que este trabalho tem potencial para ser utilizado como referência para que a universidade possa reconsiderar o currículo do curso de Pedagogia com ênfase nas disciplinas de matemática, assim como contribuir com a Educação somando-se aos estudos anteriores na mesma temática.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnsino de matemáticapt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.titleA percepção das estudantes de pedagogia da UFRGS acerca da matemáticapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001212104pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2024pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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