A percepção das estudantes de pedagogia da UFRGS acerca da matemática
dc.contributor.advisor | Nogues, Camila Peres | pt_BR |
dc.contributor.author | Azevedo, Gabriela Castro de | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-10-03T06:53:23Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2024 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/279582 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho de conclusão de curso trata-se da percepção das estudantes de Pedagogia da UFRGS acerca da matemática, tendo como objetivo geral identificar a percepção dessas estudantes sobre a área da matemática desenvolvida ao longo do curso. À vista disso, foram definidos como objetivos específicos: a) investigar como as alunas caracterizam os seus sentimentos em relação à matemática; b) entender como as alunas descrevem o seu processo de aprendizagem na área da matemática; c) analisar a grade curricular do curso de Pedagogia da UFRGS em relação às disciplinas da área da matemática; d) discutir sobre a possibilidade de influência da ansiedade matemática na prática das futuras professoras. Visando atingir os objetivos delineados, a metodologia desta pesquisa foi desenvolvida através de uma entrevista elaborada para três grupos: uma para as estudantes que estão nos semestres iniciais do curso, a segunda para as estudantes que estão cursando ao menos uma das disciplinas que abordam a matemática e a terceira para as estudantes que já concluíram as disciplinas referentes à matemática, analisando sua relação e segurança com a matemática após passar pelas disciplinas específicas da área. Em consideração a isso, as entrevistas foram realizadas com 14 estudantes, sendo elas 2 estudantes dos semestres iniciais da Pedagogia, 5 estudantes que estão cursando pelo menos uma das disciplinas referentes a matemática e 7 estudantes que já concluíram as disciplinas de matemática. O roteiro da entrevista refere-se à relação que cada uma possui com a matemática tanto no período da escolarização quanto da graduação. Também foi aplicado um questionário de ansiedade à matemática com as estudantes, caracterizado como escala likert, o qual permitiu verificar possíveis indícios de ansiedade matemática nas participantes. Nessa direção, com base nos dados coletados a partir das entrevistas, constatou-se que a maioria das alunas têm uma relação negativa com a matemática desde a escola, a quantidade de disciplinas relacionadas à área da matemática na graduação é desaprovada por todas as participantes da pesquisa e as mesmas relatam que ao longo das aulas destas disciplinas há carências de orientações acerca das suas futuras práticas. De modo consequente, os resultados encontrados na escala da ansiedade à matemática revelam que há alunas na Pedagogia da UFRGS com sinais de ansiedade matemática, sendo possível inferir que estes sinais são advindos da infeliz relação com a matemática desde os anos escolares e refletem na relação delas com a matemática na graduação. Acredita-se que este trabalho tem potencial para ser utilizado como referência para que a universidade possa reconsiderar o currículo do curso de Pedagogia com ênfase nas disciplinas de matemática, assim como contribuir com a Educação somando-se aos estudos anteriores na mesma temática. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Ensino de matemática | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Currículo | pt_BR |
dc.title | A percepção das estudantes de pedagogia da UFRGS acerca da matemática | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001212104 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2024 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Pedagogia (1401)