E o planejamento serve para que? narrativas de professoras de anos iniciais do ensino fundamental sobre a organização do planejamento escolar na prática pedagógica – um estudo de dois casos
dc.contributor.advisor | Garbin, Elisabete Maria | pt_BR |
dc.contributor.author | Antunes, Camila Vicente | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-10-03T06:52:34Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2024 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/279568 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo analisar como professoras e supervisoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental - de duas escolas públicas da rede municipal e estadual de ensino de Porto Alegre/RS, elaboram e organizam os seus planejamentos na prática do seu fazer docente. Além disso, pretende identificar quais são as principais modalidades de organização de ensino utilizadas por elas e verificar se existem momentos de encontro entre as docentes para trocas de experiências e reflexão sobre suas práticas. Trata-se de uma pesquisa de caráter descritivo com abordagem qualitativa e a metodologia configura-se em um estudo de dois casos. A coleta de dados deu-se através de entrevista compreensiva (semiestruturada) com as participantes. Sendo assim, a seção de análises está dividida em quatro subseções, a saber: Sem planejamento dá tudo errado: A importância do planejamento como prática docente; O trabalho triplicou: a demanda do planejamento; É um sentimento assim de um pouco de ansiedade: Sentimentos em torno do planejamento; supervisor, geralmente, todo mundo tem um olhar ruim: o papel da supervisão escolar. Concluiu-se que existe um hiato na formação inicial dos jovens professores correlacionada com a responsabilidade dos professores experientes quando os jovens ingressam no mundo da escola. Há, também, uma significativa desvalorização da profissão e o consentimento (a conformidade) por parte dos professores às suas condições de trabalho que os desvalorizam enquanto profissionais, ou mesmo, até que ponto estão satisfeitos e realizados na profissão escolhida, mesmo sendo submetidos, muitas vezes, a condições precárias de trabalho. Depreende-se também que certo é que está se formando uma geração de novos professores desmotivados e insatisfeitos com a realidade atual das condições de trabalho impostas, presumindo-se que, caso não haja mudanças de conjuntura deste cenário estaremos condenados a um futuro “apagão” de professores no Brasil. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Anos iniciais | pt_BR |
dc.subject | Prática pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Gestão escolar | pt_BR |
dc.title | E o planejamento serve para que? narrativas de professoras de anos iniciais do ensino fundamental sobre a organização do planejamento escolar na prática pedagógica – um estudo de dois casos | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001211803 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2024 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Pedagogia (1401)