A evasão nos cursos UAB da UFRGS : fatores de impacto e estratégias para redução : fatores pessoais e institucionais percepção dos estudantes
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Data
2024Autor
Resumo
Esta pesquisa analisou, sob a perspectiva de estudantes, tutores e coordenadores de curso os principais fatores relacionados a aspectos individuais e institucionais que contribuíram para evasão em cursos ofertados pela Universidade Aberta do Brasil (UAB) na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O estudo foi desenvolvido em 8 (oito) cursos ofertados pela UAB/UFRGS, compreendendo cursos de bacharelado e licenciatura. Os procedimentos metodológicos envolveram a realização de uma pesquisa Surv ...
Esta pesquisa analisou, sob a perspectiva de estudantes, tutores e coordenadores de curso os principais fatores relacionados a aspectos individuais e institucionais que contribuíram para evasão em cursos ofertados pela Universidade Aberta do Brasil (UAB) na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O estudo foi desenvolvido em 8 (oito) cursos ofertados pela UAB/UFRGS, compreendendo cursos de bacharelado e licenciatura. Os procedimentos metodológicos envolveram a realização de uma pesquisa Survey com a aplicação de um questionário composto por 41 questões (demográficas, de escala do tipo Likert, e dissertativa) elaboradas a partir de estudos relacionados a fatores que contribuem para evasão escolar. Para validação da ferramenta e instrumento de pesquisa (questionário), um pré-teste foi realizado. A coleta de dados foi realizada por meio da ferramenta LimeSurvey, sendo que os resultados foram analisados utilizando técnicas estatísticas e análise de conteúdo. Dentre os resultados obtidos por meio da percepção de 214 estudantes participantes destacam-se os Fatores Pessoais que mais contribuíram para desistência dos estudantes, tais como "Dificuldade em conciliar os estudos com a carga horária de trabalho" e "Dificuldade em realizar as atividades nos prazos estabelecidos". Por sua vez, os Fatores Institucionais que contribuíram de forma expressiva para evasão foram a "Necessidade de comparecer às aulas presenciais" e a "Dificuldades relacionadas à metodologia". Como resultados adicionais destacam-se que o perfil dos participantes da pesquisa é majoritariamente formado por estudantes oriundos do ensino médio público e que já possuem formação no mesmo nível do curso abandonado. Por fim, os resultados dessa pesquisa coadunam à teoria apresentando os principais fatores individuais e institucionais que contribuem para a evasão em cursos a distância gratuitos e, de forma prática, os resultados dessa investigação possibilitam subsidiar estratégias e ações para mitigar a evasão dos cursos EaD. ...
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