Atividades físicas entre universitários : competências de vida, barreiras e estratégia de comunicação para o combate ao sedentarismo
dc.contributor.advisor | Dias, Ana Cristina Garcia | pt_BR |
dc.contributor.author | Corrêa, Mikael Almeida | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-09-26T06:38:04Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2024 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/279229 | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta tese de doutorado é composta por três estudos sobre a prática de atividades físicas (AF’s) entre estudantes universitários brasileiros (EUB’s), a partir da teoria social cognitiva (TSC). No Estudo 1, com 658 participantes, foi investigado o efeito preditivo das AF’s e do apreço por esportes sobre desfechos positivos, no qual ambas as variáveis predizem positivamente: otimismo, afeto positivo, autopercepções de atratividade e de inovação e disposição para estratégias tanto cooperativas quanto competitivas. Os achados somam-se às crescentes evidências de benefícios psicossociais das AF’s para universitários. Contudo, são altos os índices de sedentarismo nesse público. Assim, no Estudo 2, qualitativo, investiga barreiras para a prática de AF’s percebidas por 88 EUB’s. Foram identificadas barreiras relacionadas à rotina, ao tempo, aos ambientes e as dificuldades emocionais e de disciplina/autorregulação, bem como possíveis soluções para essas barreiras. Por fim, no Estudo 3, esses resultados deram base a uma proposta de material para comunicação em saúde, focado no combate ao sedentarismo entre EUB’s. Foi realizado um estudo metodológico que relata as etapas de concepção, elaboração e avaliação de viabilidade, aceitabilidade e validade de conteúdo do material, que apresentou resultados positivos na avaliação de 4 juízes especialistas e 11 EUB’s, sendo considerado acessível e válido para utilização. De modo geral, esta tese contribui ao enfatizar os efeitos das AF’s para sua saúde mental dos EUB’s e as barreiras que dificultam sua mudança de hábitos. Contribui, também, ao apresentar um modelo inovador de comunicação em saúde, que busca incentivar e orientar à tal mudança, bem como adaptar-se à uma nova realidade de uso massivo das mídias digitais como fonte de orientação para os comportamentos de saúde. | pt_BR |
dc.description.abstract | This doctoral thesis is composed of three studies on the practice of physical activities (PA’s) among Brazilian college students (BCS’s), based on social cognitive theory (SCT). In Study 1, with 658 participants, the predictive effect of PA's and appreciation for sports on positive outcomes was investigated, in which both variables positively predict: optimism, positive affect, self-perceptions of attractiveness and innovation and also willingness to adopt both cooperative and competitive strategies. These findings add to the growing evidence of psychosocial benefits of PA for college students. However, rates of sedentary lifestyle among this population are high. Thus, in Study 2 (qualitative), it investigates barriers to the practice of PA’s perceived by 88 BCS’s. Barriers related to routine, time, environments and emotional and discipline/self-regulation difficulties were identified, as well as possible solutions to these barriers. Finally, in Study 3, these results provided the basis to the proposal for a health communication material, focused on combating sedentary lifestyle among BCS’s. A methodological study was carried out, reporting the stages of conception, elaboration and evaluation of feasibility, acceptability and content validity of the material, which presented positive results in the evaluation of 4 expert judges and 11 BCS's, being considered accessible and valid for use. Generally, this thesis contributes by emphasizing the effects of PA’s on BCS’s mental health and the barriers that make it difficult to change their habits. It also contributes by presenting an innovative model of health communication, which seeks to encourage and guide such change, as well as adapt to a new reality of massive use of digital media as a source of guidance for health behaviors. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Estudantes universitários | pt_BR |
dc.subject | Atividade física | pt_BR |
dc.subject | Comportamento sedentário | pt_BR |
dc.subject | Saúde mental | pt_BR |
dc.subject | Comunicação em saúde | pt_BR |
dc.subject | Teoria social cognitiva | pt_BR |
dc.title | Atividades físicas entre universitários : competências de vida, barreiras e estratégia de comunicação para o combate ao sedentarismo | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001211148 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Psicologia, Serviço Social, Saúde e Comunicação Humana | pt_BR |
dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Psicologia | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2024 | pt_BR |
dc.degree.level | doutorado | pt_BR |
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