A visão docente sobre a qualidade na educação infantil
dc.contributor.advisor | Guizzo, Bianca Salazar | pt_BR |
dc.contributor.author | Dorneles, Ana Carolina Bomfim | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-09-26T06:38:02Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2023 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/279228 | pt_BR |
dc.description.abstract | A Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica, é uma fase importante na vida do ser humano, pois abarca a Primeira Infância, período em que o aprendizado de habilidades, desenvolvimento de aptidões e competências acontecem de maneira intensa. Por este motivo, não pode ser vivenciada de qualquer maneira, e deve ser ofertada a todas as crianças com qualidade. Embora haja toda uma legislação que defina o que é uma Educação Infantil de Qualidade, docentes têm diferentes percepções sobre isso. Desta forma, o presente trabalho tem como principal objetivo compreender o que docentes tanto de escolas públicas, como privadas, vinculados à Educação Infantil, entendem por qualidade nesta etapa. A partir desse objetivo principal, desdobram-se os seguintes objetivos específicos: 1) Averiguar a compreensão de professores e professoras sobre a importância de proporcionar uma Educação Infantil de qualidade às crianças; 2)Averiguar quais as maiores dificuldades encontradas por profissionais da Educação Infantil em oferecer uma educação de qualidade e 3) analisar o modo como a formação de cada um/uma influência na sua percepção em relação à Educação Infantil. Para dar conta destes objetivos, metodologicamente, foi aplicado um questionário a 23 professores/as, dos/as quais obtive o retorno de 20. O questionário possuía 14 perguntas, divididas em dois blocos: O primeiro bloco contendo perguntas sobre dados pessoais, e o segundo contendo as perguntas relativas especificamente à qualidade da Educação Infantil. A partir da análise das respostas, foram estabelecidos três eixos analíticos: 1) a organização dos espaços/recursos; 2) formação/atuação profissional; 3) criança no centro dos processos (desenvolvimento/protagonismo). Os resultados da pesquisa mostraram que a qualidade da Educação Infantil envolve inúmeros fatores, como: qualificação profissional, organização dos espaços/ambientes e o olhar para a criança no centro de todos os processos, mas principalmente, o respeito e a garantia de todos os direitos previstos para as crianças por meio de legislações e normativas. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Infância | pt_BR |
dc.subject | Crianças | pt_BR |
dc.title | A visão docente sobre a qualidade na educação infantil | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001211080 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2023 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
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TCC Pedagogia (1401)